As variações climáticas acabam favorecendo a proliferação do mosquito da dengue, por isso vamos começar a agir preventivamente nas obras e escritórios antes que as chuvas cheguem. Os canteiros de obras podem representar ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
O Seconci-MG entende que é preciso ter um compromisso permanente de educação, orientação e vigilância. Conscientização e ações preventivas são essenciais para controlar o avanço dos problemas causados pelo Aedes.
Diariamente, durante os treinamentos promovidos pelo setor de Segurança do Trabalho da entidade, é feito um alerta sobre medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A equipe do Serviço Social, que tem uma fala institucional sobre a entidade inserida nestes treinamentos, também chama a atenção sobre como combater e evitar focos do mosquito nas obras e nas residências.
Este setor também intermedia contatos e providências para realizar palestras e outros eventos educativos nas obras, buscando o apoio, quando possível, das secretarias municipal e estadual, que colaboram na disseminação de informações objetivas e orientações práticas sobre como enfrentar o surto de dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito. Além disso, desde que a dengue passou a impactar a saúde pública, o Departamento de Segurança do Trabalho incluiu, entre os itens de verificação nas vistorias preventivas que realiza nas obras de empresas associadas, situações que podem favorecer a proliferação do mosquito. Uma forma de engajar os colaboradores das empresas nas ações de prevenção e eliminação de criadouros.
Lembramos que produzimos o folheto Mãos à Obra Contra a Dengue que poderá ser impresso e afixado nas obras com sugestões de alguns cuidados específicos para prevenir a dengue nos canteiros de obras. Como acessar: Navegue até a nossa página inicial e clique na aba ARQUIVOS – “Peças Institucionais para Divulgação”.