No último dia 21 de agosto, a supervisora do Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa, participou de um evento de sensibilização sobre o mês temático “Agosto Lilás”, dedicado a ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, promovido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese).
Com o objetivo de destacar a importância de intervenções coletivas de conscientização para o combate da violência contra a mulher, visando fortalecer o compromisso público com esta causa, e promover um diálogo amplo sobre políticas e estratégias para alterar essa realidade, o evento reuniu, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, das 8h às 18h, vários integrantes da rede de enfrentamento deste problema.
O Seconci-MG, braço social do sindicato patronal da construção civil – Sinduscon-MG, aderiu a este movimento através do projeto “Construindo Igualdades”, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais por meio de sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv). O projeto traz a discussão da violência doméstica para o âmbito da construção civil, promovendo palestras e outros eventos educativos nas obras e sedes das construtoras. A intenção é oportunizar uma compreensão crítica deste fenômeno social, debatendo suas raízes estruturais, a forma como ele afeta as relações pessoais e profissionais, numa dimensão educativa e de sensibilização, para que este ciclo de violência seja quebrado.
A programação do evento contou com o painel “Políticas de Atendimento à Mulher e a Participação Feminina no Parlamento”, mediado pela Secretária Adjunta Mila Batista Costa, da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV MG). Na sequência, foram apresentadas as “Boas Práticas no âmbito das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) da PCMG, com as experiências das DEAMs de Diamantina, Uberaba e Varginha. À tarde, foi apresentado um panorama da “Articulação Intersetorial da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica”, com palestras da Promotora de Justiça Patrícia Habkouk, da Defensora Pública Samantha Vilarinho e da Desembargadora Evangelina Castilho, Superintendente da Comsiv. As duas últimas já ministraram palestras em canteiros de obras de empresas associadas ao Seconci-MG. Ainda neste turno, aconteceu o painel “Operacionalização de Serviços Especializados” que apresentou o “Protocolo de atendimento à violência Sexual” e o “Protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”. O evento foi encerrado com a apresentação da Subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres (SPM/SEDESE), Joana Coelho, que falou sobre as “Ações da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres”.
Como participar do Projeto Construindo Igualdades: Para promover uma palestra sobre violência doméstica e familiar na obra ou na sede de sua empresa, entre em contato com o nosso departamento de Serviço Social, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 17h00, através dos telefones (31) 3449-8005, 3449-8006 ou 9 8676-1019 (WhatsApp). Formalize uma solicitação de palestra através do e-mail social2@seconci-mg.org.br, informando o local de realização da palestra, a data e horário pretendidos, o número de participantes, além do nome e contato de um(a) interlocutor(a), para a articulação de detalhes e providências pertinentes. Este setor (Serviço Social) irá intermediar contatos junto à Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMG, que irá buscar um palestrante entre profissionais que têm expertise para abordar o tema, uma vez que atuam na rede de enfrentamento deste problema.