CPRT realiza 2ª reunião para debater desafios trabalhistas no setor da construção com participação do Seconci-MG

Na quarta-feira (18/09), a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu a 2ª Reunião Exclusiva da CPRT/CBIC de forma virtual. O encontro reuniu líderes e especialistas para discutir questões que impactam o setor da construção, incluindo atualizações normativas e a escassez de mão de obra. 

Ricardo Michelon, vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, ressaltou a relevância da colaboração no setor para enfrentar os desafios apresentados. “É importante reunir o nosso setor, pois enfrentamos grandes desafios na área de atuação da nossa comissão, como a escassez de mão de obra. Isso nos provoca a desenvolver ações que minimizem esse problema.”, afirmou. 

Entre os principais tópicos abordados, destaque para as atualizações da Norma Regulamentadora 15 (NR-15), apresentada por Andreia Kaucher, engenheira de segurança e supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG.  

Clóvis Queiroz, consultor técnico da CBIC, apresentou um panorama sobre o Radar Trabalhista de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e as convenções coletivas, enfatizando a importância da conformidade e do diálogo entre empregadores e empregados. 

Gustavo Nicolai, também consultor da CBIC, trouxe dados atualizados sobre acidentes de trabalho, revelando a necessidade de estratégias que minimizem esses incidentes. O tema da escassez de mão de obra foi abordado por Bruno Loturco, diretor de conteúdo e pesquisa da Grua Insights, que destacou os desafios enfrentados pela indústria na atração e retenção de trabalhadores qualificados. 

(Fonte: Agência CBIC 18/09/24)