No mês de outubro, promovemos 12 palestras sobre saúde da mulher/diagnóstico precoce do câncer de mama, alcançando um público de 809 ouvintes. A médica ginecologista do Seconci-MG, Dra. Elza Brandão, colaborou com as empresas associadas através da realização de palestras em torno do tema.
O Seconci-MG já está comprometido com várias empresas para deflagrar a campanha “Novembro Azul”, que tem por objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.
O urologista Roberto Amaral Costa , que atende no Seconci-MG, irá ministrar várias palestras neste mês de novembro. O especialista vai chamar a atenção para a importância do check-up regular, a melhor forma de prevenir doenças e evitar que estas sejam tratadas somente em estágios mais avançados. Em função do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados com o câncer de próstata quando este já está em estado mais avançado, o que eleva o número de óbitos.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.