Com o objetivo de conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância da segurança e saúde no ambiente laboral, o movimento “Abril Verde” ganha força com uma série de ações educativas em todo o país. Palestras, Workshops e outras mobilizações buscam reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo uma reflexão sobre a necessidade de promover uma cultura de prevenção e bem-estar nas empresas.
Consciente de que a informação é uma ferramenta fundamental para auxiliar as empresas a garantirem ambientes de trabalho mais seguros, o Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG vem realizando e participando de ações educativas que abordam temas como prevenção de acidentes de trabalho, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Normas Regulamentadoras (NRs) e sua aplicação, gestão de riscos, saúde mental no trabalho, entre outros. São palestras e seminários conduzidos por profissionais da área de segurança e especialistas em saúde ocupacional que chamam atenção para a necessidade de um compromisso coletivo com a segurança. As abordagens destacam condutas e boas práticas que podem e devem ser implementadas para proteger a integridade física e mental dos trabalhadores, incidindo sobre a qualidade de vida e favorecendo um ambiente laboral mais saudável e produtivo, reduzindo afastamentos e prejuízos para empresas e profissionais.
No próximo dia 28 de abril, já com vagas esgotadas, o Seconci-MG irá promover em seu Centro de Treinamento o evento “Abril Verde: Estratégias para Gerenciamento dos Riscos Psicossociais no Ambiente de Trabalho”. O seminário tratará de questões como “Ambiente Psicossocial no Trabalho” (Gustavo Nicolai), “Qualidade de vida, saúde e bem estar corporativo” (Herta Giesbrecht) e “Gestão de SST na Indústria da Construção e os Riscos psicossociais no PGR” (Andreia Kaucher Darmstadter).

Para solicitar palestras ao Departamento de Segurança no Trabalho, envie um e-mail para seguranca@seconci-mg.org.br. Ao formalizar o pedido, informe a razão social da empresa, local de realização da palestra, data e horário pretendidos (para que seja verificada a disponibilidade de atendimento), nº de participantes, contato (nome, telefone, e-mail) na empresa para as tratativas pertinentes. Caberá à empresa providenciar o deslocamento (ida e volta) do(a) palestrante, bem como os recursos audiovisuais.