A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o intuito de destacar o conhecimento e facilitar a compreensão sobre os itens técnicos da legislação a serem cumpridas pelo setor produtivo da indústria da construção, produziu o Manual Orientativo Relativo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O documento, elaborado com base na identificação e conhecimento de possíveis riscos encontrados nos diversos ambientes de trabalho, retrata a importância da implementação do Programa.
O material conduzido pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, foi fundamentado a partir da nova Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7), em vigor desde janeiro de 2022, que estabelece diretrizes e requisitos para a elaboração e desenvolvimento das ações.
A CBIC enfrenta o desafio de fomentar a implementação dos itens técnicos, de acordo com seu vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas , Ricardo Dias Michelon. Segundo ele, faz parte do compromisso da entidade zelar pela proteção e bem-estar dos trabalhadores, e o material vai muito além do cumprimento de normas.
“Faz parte do trabalho que a CBIC tem desempenhado em busca da proteção e cuidado com o trabalhador. A grande ferramenta do setor são as pessoas. Para que a indústria da construção avance, a saúde e segurança do trabalhador devem vir como prioridade”, destacou.
O manual destaca as principais ações a serem realizadas pelo PCMSO, além de apontar as principais documentações necessárias para compor o projeto. Clique aqui e confira na íntegra!
(Fonte: Agência CBIC)