Com a intermediação do Seconci-MG junto à Gerência de Zoonoses Centro Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, colaboradores da associada MOA Manutenção e Operação receberam uma palestra sobre como prevenir e combater a dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e Zika.
A intervenção educativa aconteceu no último dia 24, e contou com exposições da Técnica Superior de Saúde (TSS) Roberta Gonçalves Neto e da Gerente Aglasina Alonso Castelo Pena, ambas da Gerência de Zoonoses Centro Sul (GERZO-CS), que fizeram um panorama da situação da dengue no estado (nível de infestação) e chamaram a atenção para os locais onde a fêmea do mosquito mais deposita ovos na construção civil. Elas também discorreram sobre os sintomas das doenças, mostrando as diferenças entre elas. Ao final, além de apresentarem dicas importantes de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito, esclareceram dúvidas dos participantes.
As primeiras semanas de 2024 trouxeram o recrudescimento dos casos de dengue e a tendência do aumento da doença não somente na capital mineira, mas em todo o estado. Em Belo Horizonte, as notificações de casos suspeitos aumentaram cerca de 580%, de acordo com boletim divulgado recentemente pela SMSA.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor, mantendo a higiene dos locais e evitando água armazenada (parada), que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso ou sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos (tampas de garrafas etc).
É fundamental a colaboração consciente e diária de toda a população, por isso o Seconci-MG insere diariamente, durante os treinamentos da área de segurança no trabalho que promove em sua sede, uma fala de alerta sobre o assunto. A equipe do Serviço Social inclui na palestra institucional que realiza durante estes treinamentos uma fala sobre a importância de eliminar estes potenciais criadouros de água e focos de ovos, larvas e pupas de Aedes nas obras e residências através de procedimentos simples. Os participantes também recebem material informativo (folders) que listam algumas destas estratégias de combate.
O Departamento de Segurança do Trabalho também mantém no checklist das inspeções preventivas de segurança que realiza nas obras um item de verificação sobre eventuais situações que concorrem para a proliferação do mosquito, reforçando as ações educativas e de conscientização de combate e prevenção da doença.
Algumas medidas para eliminar o vetor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus
– Certifique-se de que caixas d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
– Retire folhas ou outro tipo de sujeira que podem gerar acúmulo de água nas calhas;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Guarde garrafas com a boca virada para baixo; e
– Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água.