Até 08/01, Minas Gerais registrou 1.451 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 415 casos foram confirmados para a doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
As arboviroses (dengue, chikungunya e zika) são doenças virais transmitidas pelo Aedes aegypti, sendo consideradas problemas de saúde pública. A melhor forma de cuidado é a prevenção. Por isso, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convocou a Turma do Quintal para ajudar os cidadãos a saber quais são as missões que devem ser cumpridas no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito.
Lembramos que a dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus RNA que pertence ao gênero Flavívirus da família Flaviridae, do qual são conhecidos quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado e pode ser fatal.
Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo, particularmente em países tropicais onde a temperatura e a umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Faça a sua parte: Cuidado nas obras com água parada – tomar as devidas providências e estar sempre alerta com os cuidados para evitar o acúmulo de águas que possam levar às arboviroses, tais como caixas d’água, lixo, calhas e materiais de construção. Nos escritórios, limpar telhas e calhas para não acumular água, retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado, entre outros.
A PBH disponibiliza material de campanha no link: Vamos ajudar a turma do quintal
(Fonte: PBH e SES)