Ainda afetado pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Seconci-MG vem gradativamente normalizando seu funcionamento e ampliando o atendimento às demandas de seus associados.
A entidade segue priorizando os protocolos e medidas preventivas ao novo coronavírus, para garantir a segurança sanitária tanto de seus colaboradores, quanto dos usuários de seus serviços. Contingências de cunho legal, como afastamento de funcionários pertencentes a grupos de risco, e a diminuição do número de consultas, evitando aglomerações e reduzindo a circulação de pessoas no ambiente, continuam vigorando, visando reduzir as chances de contaminação.
Os consultórios médicos e odontológicos estão com sua higienização redobrada e mais frequente. Não está sendo permitida a entrada de pessoas sem a máscara, e, para garantir o distanciamento entre os pacientes, foram isoladas algumas cadeiras na recepção e removidos objetos de contato coletivo, como jornais e revistas.
Além da disponibilização de álcool em gel em dispensers, está sendo aferida a temperatura de pacientes antes do atendimento a ser prestado. Aqueles que apresentam sintomas sugestivos da Covid-19 (sintomas gripais como tosse, febre, dor de garganta, coriza, e mal estar geral) então sendo orientados a retornarem às suas residências e a entrarem em contato, preferencialmente, com os canais de teleorientação sobre a doença, inclusive no Seconci-MG. O reagendamento da consulta será feito conforme orientação recebida do profissional de saúde que fez a avaliação clínica do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.
A casa permanece encerrando suas atividades às 17h30, lembrando que essa dinâmica pode sofrer alterações conforme a evolução das normas e procedimentos estabelecidos e divulgados pelos órgãos governamentais e oficiais de saúde.
Veja o atendimento em cada setor
Atendimento odontológico
Foram retomados os procedimentos, com redução do número de consultas de cada profissional, respeitando os protocolos exigidos para a prestação do atendimento e as recomendações da legislação nesta circunstância de pandemia. Só estão sendo atendidos pacientes que se encaixam nestes protocolos, com avaliação (triagem) prévia.
Permanece o atendimento das emergências odontológicas nos turnos da manhã (08h00 às 12h00) e da tarde (13h30 às 16h30).
Está temporariamente suspenso o atendimento odontológico nas obras através das Unidades Móveis Odontológicas (UMOs).
Atendimento na Medicina Assistencial
As consultas médicas assistenciais nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e urologia estão sendo realizadas com agendamento reduzido, conforme orientação dos órgãos oficiais de saúde.
Atendimento na Medicina Ocupacional
Atenção: a MP 927/março de 2020, que, no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho, suspendia a obrigatoriedade de realização dos exames clínicos ocupacionais e respectivos exames complementares, não foi renovada pelo senado, tendo perdido a validade a partir de 20/07/2020. Desta forma, as empresas devem retomar o agendamento de seus exames clínicos ocupacionais e respectivos exames complementares.
Informações, orientações e agendamento de consultas deste setor podem ser feitos pelos telefones: 31- 3449-8040 e 3449-8041 ou através dos e-mails: pcmsoadm@seconci-mg.org.br e pcmsomarcacao1@seconci-mg.org.br.
Atendimento na área de Segurança do Trabalho
Estão sendo realizados, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35) – veja matéria a respeito nesta edição do Seconci News.
O Departamento de Segurança do Trabalho mantém os expedientes administrativos e pode ser contactado pelo telefone (31) 3449-8032 ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br, das 7h30 às 11h30.
Informações importantes
Locais especializados em Covid-19, ambos funcionando das 7h às 19h:
Centro Especializado em Covid-19 (Rua Domingos Vieira, nº488- Santa Efigênia)
Centro de Doenças Respiratórias /Covid-19/ CDR-Covid (Rua Padre Pedro Pinto, nº175-UPA Venda Nova) Baixe o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponível no Google Play e na App Store, e faça uma autoavaliação, triagem e consulta médica sem sair de casa. Por meio do celular, este aplicativo possibilita a realização de um autoatendimento para covid-19, que pode descartar suspeita de contaminação ou encaminhar o usuário para uma teleconsulta com médicos, enfermeiros e psicólogos da Rede Fhemig.