Na semana de 24 a 28 deste mês, a Sudoeste, construtora associada ao Seconci-MG, realizou sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT 2024). Na edição deste ano, a empresa contou novamente com o apoio do Seconci-MG para organizar a programação do evento, que trouxe temas como “Síndrome Metabólica”, “Motivação” e “Violência Doméstica e Familiar”.
O tema da violência doméstica e familiar vem sendo debatido nas obras e sedes de empresas da construção civil através do Projeto “Construindo Igualdades”, desenvolvido pelo Seconci-MG em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Profissionais da rede de enfrentamento da violência (desembargadores, juízes, advogados, policiais civis e militares, assistentes sociais, psicólogos etc.), colaboram com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), na realização de palestras que abordam, entre outros aspectos, os ciclos e mitos relacionados a este problema social, mostrando seus efeitos nas relações interpessoais e como eles impactam a convivência nos ambientes familiar e laboral.
As palestras foram proferidas pelo juiz Dr. Leonardo Guimarães Moreira, pela desembargadora Dra. Evangelina Duarte e pela assistente social do Hospital das Clínicas, Gesiene Cordeiro.
Para enriquecer o debate em torno do tema, a Sudoeste contou com a participação do grupo de produções teatrais e audiovisuais Todo Cultura, outro parceiro do Seconci-MG. O Todo Cultura apresentou um esquete teatral que chama atenção para as etapas da violência, suas raízes estruturais e culturais e suas diversas formas de manifestação, provocando uma reflexão que visa o reconhecimento, a compreensão crítica desta realidade e a mudança de atitude para evitá-la e eliminá-la.
Através do Construindo Igualdades já foram promovidas 64 palestras, alcançando um público de quase 7 mil ouvintes.Para saber mais sobre o Projeto e solicitar palestras sobre o tema da violência doméstica e familiar, entre em contato com o Departamento de Serviço Social do Seconci-MG através dos telefones (31) 3449-8005, 3449-8006, 98676-1019 (WhatsApp) ou do e-mail social2@seconci-mg.org.br.