Atendendo em uma sala no primeiro piso da sede do Seconci-MG, próxima à recepção, a equipe do Serviço Social auxilia o usuário da entidade no trâmite do atendimento nela prestado, orientando-lhe sobre consultas e exames complementares, bem como sobre o acesso a benefícios da Previdência Social e a serviços disponíveis nas redes de saúde pública e privada.
Diariamente, seja durante a rotina do atendimento realizado na casa, ou através de breves palestras ministradas nos treinamentos promovidos pelo Departamento de Segurança do Trabalho, os profissionais deste setor explicam a dinâmica de funcionamento do Seconci-MG, seus benefícios e limites de atuação, os critérios para prestação dos serviços , inclusive para aqueles extensivos aos dependentes do trabalhador.
Conectado com todas as outras áreas de atuação do Seconci-MG, este departamento também presta apoio na organização de eventos educativos, intermediando contatos e providências para a realização de palestras e campanhas de educação em saúde. O setor supervisona, também, a realização de programas de promoção social como o de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os cursos de aperfeiçoamento profissional promovidos em parceria com o Sesi e o Senai. Estas ações foram interrompidas ou afetadas pela pandemia de Covid-19, atendendo às recomendações dos órgãos governamentais e oficiais de saúde, que ainda restringem a realização de atividades e eventos que impliquem em aglomeração de pessoas, mesmo que por tempo determinado, como forma de evitar ou reduzir a propagação do novo coronavírus. O Departamento de Serviço Social funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. O contato com o setor também pode ser feito pelos telefones (31) 3449-8005 ou 3449-8006 ou através dos e-mails social@seconci-mg.org.br e social2@seconci-mg.org.br.