O Seconci-MG esteve presente no ENSE 2021 – Encontro Nacional de Seconcis, realizado de forma virtual e presencial nos dias 25, 26 e 28 de outubro, com a participação dos técnicos das áreas de odontologia, medicina ocupacional, segurança do trabalho, serviço social e comunicação dos Seconcis.
O evento, realizado anualmente, reúne as áreas técnicas das entidades para troca de informação e atualização dos procedimentos e serviços realizados por cada regional em benefício dos trabalhadores e empresas da construção civil.
Já no dia 28 de outubro, os gerentes executivos e diretores se encontraram presencialmente em São Paulo para falar sobre assuntos administrativos sob comando do presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro. O Seconci-MG foi representado por seu vice-presidente de Planejamento, Eustáquio Costa Cruz Cunha Peixoto.
Confira os assuntos tratados por cada área:
ODONTOLOGIA: 1) Retomada dos atendimentos e rotina dos procedimentos no cenário pós vacinação; 2) Mudança nos protocolos de atendimento no “pós pandemia”; 3) Relação trabalhista dos dentistas dos Seconcis, CLT x PJ, vantagens e desvantagens; 4) Troca de experiência sobre rotinas e fluxo de atendimento durante a pandemia; 5) Os desafios de acompanhar a evolução tecnológica em um momento de crise e contenção de gastos; 7) A necessidade de ampliar a oferta de especialidades e procedimentos para agregar valor ao serviço odontológico; 8) Segurança do Paciente através das metas internacionais.
Na oportunidade, o coordenador da área odontológica do Seconci-MG, Sérgio Benjamim Rodrigues, apresentou e comentou os resultados de uma “Pesquisa de Satisfação e Experiência do Paciente” realizada recentemente na entidade mineira.
COMUNICAÇÃO: 1) COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA COM EQUIPE REDUZIDA. É POSSÍVEL? Palestra com a CEO da Rede® Comunicação, Marketing e Gestão – Dra. Joana Bicalho; 2) COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA: Como os Seconcis atuaram na pandemia e quais foram as estratégias adotadas pela área a fim de informar as empresas e trabalhadores. Desafios da comunicação no gerenciamento da crise sanitária; 3) COMUNICAÇÃO INTERNA/ENDOMARKETING: Como os Seconcis se comunicam com o público interno das entidades.
SERVIÇO SOCIAL: 1) Atuação do Serviço Social no contexto de enfrentamento da pandemia de Covid-19; 2) Dimensão interventiva do Serviço Social durante a pandemia; 3) Impacto da pandemia de Covid-19 nas atividades coordenadas pelo Serviço Social; 4) Avaliação de desempenho do setor de Serviço Social – É mensurado? Como?; 5) Troca de experiências entre os Seconcis.
MEDICINA: 1) Funcionamento do SOC, pelos locais que já implementaram, a receptividade ao uso da ferramenta, e as melhorias observadas para a gestão; 2) e-Social: geração de informações para as empresas; 3) LGPD – segurança das informações de saúde; 4) Assinatura digital no ASO: ao imprimir o ASO a assinatura perde a “validade”? 5) É possível unificarmos os riscos ergonômicos: o que reconhecer para as funções mais comuns no modo construtivo habitual, pensando em cada uma das fases da construção de um edifício; 6) O MEI tem que fazer PGR e PCMSO? 7) A responsabilidade é da empresa contratante ou dele se tiver acidente de trabalho? 8) Sobre a assinatura digital A1 para o e-social. Com quem fica esse certificado? Com a TI que fizer upload dos dados? 9) Avaliar possibilidade de padronização de modelo de PCMSO pelos Seconcis; 10) e-Social x entrega ao cliente (xml/ mensageria); 11) Nova NR -07 (pontos críticos).
SEGURANÇA DO TRABALHO: 1) Apresentação de modelo de PGR desenvolvido pelo Seconci-SP; 2) PGR: modelo de contrato com as empresas e desenvolvimento dos programas em janeiro/2022; 3) e-Social: forma de disponibilização dos eventos de SST para as empresas (via sistema/SOC, ASO, outros); 4) Troca de experiências entre os Seconcis.