Vez por outra, recebemos em nossa sede funcionários de empresas cadastradas no Seconci-MG buscando atendimento médico sem que a consulta tenha sido agendada.
Entendemos que sendo uma referência na área de promoção à saúde, é natural que a entidade seja buscada como opção para diagnosticar e intervir em uma situação crítica ou para solucionar uma dor imediata. Precisamos esclarecer, portanto, a natureza e dimensão do atendimento que prestamos.
O Seconci-MG não atende emergências médicas. A entidade não dispõe de estrutura para disponibilizar este tipo de atendimento, que requer uma intervenção imediata ou mais rápida, e muitas vezes recursos técnicos específicos, a fim de minimizar os efeitos de um problema de saúde, assegurando que o paciente esteja em segurança.
Trabalhamos com consultas eletivas, ou seja, aquelas que são agendadas com antecedência, que não são consideradas de urgência ou emergência. São consultas destinadas a restabelecer a saúde e o bem-estar do paciente e podem ser programadas, de acordo com a capacidade do serviço médico e as necessidades do indivíduo. Casos em que não é possível aguardar o agendamento da consulta devem ser direcionados para unidades de Pronto Atendimento.
Emergência Odontológica: Já na área odontológica, é possível contar com o atendimento de emergência. O paciente que necessitar deste tipo de atendimento não precisa marcar consulta, podendo ser atendido nos dois turnos de funcionamento do Seconci-MG (Manhã, de 08h00 até as 11h00 e Tarde, das 13h30 até às 16h00), por ordem de chegada.
Atenção: o atendimento da emergência odontológica tem como finalidade intervir em casos de dor. Procura-se identificar a causa da dor e sua supressão. O cirurgião-dentista também atende casos de fratura de dente e de restaurações, quando é feita outra restauração ou um curativo, conforme seja necessário. O profissional também atua em casos de hemorragia pós-procedimento, principalmente pós-cirúrgico.
É importante salientar que, assim como na área Médica, o SECONCI-MG NÃO ATENDE CASOS DE ACIDENTES DE TRABALHO. Este tipo de atendimento deve ser feito, obrigatoriamente, nos serviços de Pronto-socorro Médico, como no Hospital João XXIII ou no Hospital Odilon Behrens.