Para enfrentar as ondas de calor e os níveis críticos de baixa umidade do ar em nossa região, com previsão de persistência nos próximos dias, é possível adotar algumas medidas e cuidados no canteiro de obras. Veja algumas recomendações:
- Conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se hidratar frequentemente.
- Disponibilizar, de forma regular e abundante, água potável para os colaboradores, atendendo ao disposto na Norma Regulamentadora (NR) 18:
* Para cada 25 funcionários, deve haver um bebedouro, com água filtrada e fresca. Para utilizá-lo, o funcionário deve se deslocar menos de 100 metros na horizontal e 15 metros na vertical.
* Na impossibilidade de instalação de bebedouro ou de dispositivo equivalente dentro dos limites referidos anteriormente, as empresas devem garantir, nos postos de trabalho, suprimento de água potável, filtrada e fresca, fornecida em recipientes portáteis herméticos.
* É proibido o uso de copo coletivo.
- Incluir recomendações sobre estes cuidados nos Diálogos Diários de Segurança (DDS), enfatizando que as bebidas alcoólicas não hidratam, ao contrário, desidratam, além de orientar sobre o uso adequado de EPIs.
- Instalar, se possível, tendas para descanso e hidratação nas fases iniciais da obra, quando há muita exposição ao sol, na ausência de áreas sombreadas.
- Evitar superlotação dos vestiários e refeitórios, fracionando horários, como foi feito na pandemia de Covid-19
- Instalar ventilação mecânica nos refeitórios. Climatizadores e umidificadores não são recomendados, devido ao risco de umedecer os uniformes e provocar micoses.
- Adotar, se possível, ventilação natural cruzada e melhorar a ventilação nos vestiários, seguindo as disposições da NR 18.
- Aplicar, se possível, tintas claras e reflexivas sobre as estruturas das áreas de vivência.
- Ajustar, se possível, e a critério da empresa, os horários de trabalho, para evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, principalmente entre 12h e 13h.
- Dar atenção especial aos colaboradores mais suscetíveis ao calor – como os que têm hipertireoidismo, diabetes, obesidade etc.
- Considerar a aquisição de uniformes com tecidos mais leves.
- Impedir o acúmulo de águas paradas nos canteiros de obra, para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem dengue, zika e chikungunya.
- Realizar avaliações constantes das condições de trabalho, para identificar melhorias e ajustes que se façam necessários.