O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, lançou, no dia 18/04, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2024), com o tema central “Segurança em Máquinas e Equipamentos”.
A campanha pretende atingir os trabalhadores do Brasil, em especial os membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), bem como os empregadores, com atenção a micros e pequenos empresários e microempreendedores individuais. As empresas brasileiras possuem cerca de 160 mil profissionais atuando com registro em carteira, com objetivo de cuidar dos trabalhadores e promover boas relações de trabalho.
Na ocasião, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, propôs aos bancos públicos linhas de financiamentos para renovação de máquinas e equipamentos no parque industrial brasileiro. “Queria aqui chamar a atenção. Se nós temos ainda muitos acidentes correlatos a máquinas e equipamentos, talvez tenhamos que ter o mapeamento nos territórios de quais problemas correlatos a esses acidentes têm a ver com sucateamentos, com envelhecimento dos equipamentos”, observou Marinho.
Durante o evento, o ministro do Trabalho e Emprego e o presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa, assinaram um termo de cooperação transmitindo a titularidade da patente do Abril Verde para o ministério. O Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
“O desenvolvimento da Canpat insere-se no âmbito de uma política nacional do Governo Federal de promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, reforçando o compromisso do país com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, argumenta o auditor-fiscal José Almeida, coordenador da Canpat 2024.
(Fonte: Agência GOV)