Ministério do Trabalho e Emprego lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2023

Com o tema “Segurança e Saúde no Trabalho como princípio e direito fundamental” a campanha acontece de abril a dezembro em todo país. 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, lançou nesta quinta-feira (27), a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2023), com transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do MTE (youtube.com/@canaltrabalho) e da Enit (youtube.com/enit-escola), acompanhada pela equipe do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG. 

O evento contou com a participação de autoridades ligadas ao mundo do trabalho e abordou os temas da CANPAT 2023 – “Segurança e Saúde no Trabalho como princípio e direito fundamental” e “Riscos psicossociais relacionados ao trabalho”, que se mostram atuais e impactantes para as relações de trabalho em nosso País e cuja excelência na gestão é fundamental  para a redução dos acidentes do trabalho e afastamentos de trabalhadores, assim como contribui com o aumento da competitividade das empresas brasileiras.

Na ocasião, foram apresentados, também, a programação das ações para 2023 e o reconhecimento dos trabalhos apresentados no Concurso Cultural do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, edição 2022/23.

A Campanha conscientiza a sociedade brasileira, empregadores e empregados sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho, reservando um dia especialmente dedicado a palestras em escolas de todo o país. 

Dados divulgados pela Canpat, informa que a média anual de ocorrências de acidentes de trabalho no país – entre os anos de 2002 e 2021 – foi de 601.993 ocorrências, resultando em 2.591 mortes e 9.419 incapacitações permanentes. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o mundo perde 4% do PIB em decorrência de acidentes e doenças do trabalho, algo em torno de R$ 396 bilhões de reais (considerando o PIB do ano de 2022). 

Com a realização da Campanha anual, o Ministério do Trabalho e Emprego busca, por intermédio da Canpat, implantar estratégias para diminuir os acidentes e as consequências danosas para a sociedade.

(Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE)