Não espere o Novembro azul, faça a prevenção do câncer de próstata no Seconci-MG

A prevenção do câncer de próstata deve ser uma prática anual para todos os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos, ou aqueles com histórico familiar dessa doença. Não espere o novembro azul para fazer a prevenção!

Lembramos que o Seconci-MG oferece a especialidade de urologia para empregados de empresas cadastradas na entidade e seus familiares. As consultas acontecem de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser feito pelos telefones (31) 3449-8002 ou 3449-8003.    

O cuidado e a prevenção do câncer de próstata são de extrema importância, pois este é um dos tipos mais comuns de câncer entre os homens, sendo a segunda maior causa de morte por câncer masculino em muitos países. Aqui estão algumas razões pelas quais a prevenção e o cuidado são cruciais:

  • Detecção precoce: A detecção precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. Quando o câncer de próstata é detectado em estágios iniciais, há uma maior probabilidade de que o tratamento seja eficaz e menos invasivo.
  • Qualidade de vida: Tratamentos para o câncer de próstata podem ter efeitos colaterais significativos, como disfunção erétil, incontinência urinária e problemas intestinais. Detectar e tratar o câncer precocemente pode reduzir o impacto desses efeitos colaterais na qualidade de vida.
  • Informação e educação: O cuidado preventivo envolve conscientização sobre fatores de risco, sintomas e opções de tratamento. Quanto mais as pessoas estiverem informadas, maior a probabilidade de buscarem exames regulares e adotarem hábitos saudáveis que possam reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.
  • Redução de fatores de risco: Embora alguns fatores de risco para o câncer de próstata, como idade e histórico familiar, não possam ser alterados, outros, como dieta e atividade física, podem ser modificados para reduzir o risco.
  • Melhoria nos resultados de saúde: O foco na prevenção e no cuidado pode levar a uma redução na incidência e na mortalidade por câncer de próstata. Isso não apenas beneficia indivíduos, mas também sistemas de saúde e economias como um todo.
  • Bem-estar emocional: A preocupação com o câncer de próstata pode causar ansiedade e estresse. O cuidado preventivo, como exames regulares e adoção de hábitos saudáveis, pode proporcionar tranquilidade emocional aos homens e suas famílias.

Em resumo, o cuidado e a prevenção do câncer de próstata são essenciais para a saúde e o bem-estar dos homens. A conscientização, a detecção precoce e o acesso a tratamentos eficazes são fundamentais para reduzir o impacto desse tipo de câncer.

Publicado em 15/04/2024