Marcando presença no “Outubro Rosa”, o Seconci-MG se engaja na luta mundial de prevenção do câncer de mama e chama a atenção para a importância dos cuidados femininos em relação à saúde e, principalmente, ao câncer de mama – doença que afeta milhões de pacientes no mundo todo.
A campanha Outubro Rosa, criada no início da década de 1990, tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização para o controle do câncer de mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença, contribuindo, também, para a redução da mortalidade.
Estar com os exames em dia é parte fundamental do processo de conscientização do público feminino, lembrando da importância do acompanhamento médico em todas as fases da vida. Uma postura atenta em relação à própria saúde é essencial para a detecção do câncer em sua fase inicial.
É muito importante consultar-se com o ginecologista anualmente, para realização dos exames de rotina e do exame físico, e o Seconci-MG , além de promover palestras esclarecedoras sobre o assunto, disponibiliza consultas nesta especialidade médica.
Em suas abordagens nas palestras, a Dra. Elza esclarece sobre a alta percentagem das chances de cura quando a doença é descoberta no início. Ela também sinaliza que praticar atividades físicas, cuidar da alimentação e da nutrição e evitar a obesidade são práticas que reduzem o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Muitos não sabem, mas a doença também pode acometer os homens – embora seja raro, representa cerca de 1% dos casos, principalmente se houver ocorrências na família.