Em um cenário no qual se estima um aumento significativo no número de casos de câncer de mama no Brasil no triênio 2023-2025 (a estimativa é do Instituto Nacional de Câncer – INCA), a campanha Outubro Rosa pode ser uma forte ferramenta de conscientização e engajamento nas empresas.
Com o apoio do Seconci-MG, várias associadas vêm realizando neste mês ações e gestos para conscientizar seus colaboradores sobre a doença – uma estratégia para reforçar a importância do diagnóstico precoce e incentivar as mulheres a realizarem exames regulares e a manterem hábitos de vida saudáveis, como forma de prevenir.
Campanha on-line: Na manhã do dia 17 de outubro, a médica ginecologista Elza Brandão, que atende na entidade, gravou, na sede da Construtora Sudoeste, uma palestra elucidativa sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. O conteúdo será replicado, através do envio do link do vídeo, para todos os colaboradores da empresa. Foi um recurso adotado pela Sudoeste para garantir que todos recebam informação qualificada sobre o assunto. Apostar em “campanhas de conscientização online” pode ser uma boa medida, pois alcança simultaneamente um público maior, uma vez que nem sempre é possível realizar palestras em todas as obras.
Também na tarde deste mesmo dia, a Privilége Construtora e a Construtora Castor promoveram um evento para chamar a atenção de seus colaboradores sobre a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. As empresas contrataram o espetáculo “A Cor é Rosa”, produzido pelo grupo de produções audiovisuais Todo Cultura, parceiro do Seconci-MG, para levar, através do teatro, informações importantes sobre o tema, quebrando tabus e preconceitos e incentivando as consultas de check-up ginecológico periódicas.
Após a apresentação teatral, as colaboradoras presentes foram convidadas para uma aula de dança, ministrada pelo carpinteiro Luís Augusto de Paula, que presta serviços para a Privilége/Castor. O evento foi organizado pela coordenadora de Qualidade e Segurança, Francianne Carvalho.
Lembramos que o Seconci-MG oferece a especialidade de ginecologia e que tanto as funcionárias de empresas cadastradas na entidade, bem como dependentes de funcionárias e funcionários podem ser atendidas na casa . A especialista Elza Brandão alerta, inclusive, que o público masculino não pode ficar de fora destas ações e campanhas, pois, embora, em menor incidência, os homens também podem ter câncer de mama e precisam estar bem informados para auxiliar e apoiar suas companheiras, amigas ou familiares.