Outubro Rosa – Seconci-MG alerta para prevenção ao câncer de mama

O Seconci-MG abraça mais uma vez o Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além de atender na sede da entidade, onde o exame clínico da mama pode ser realizado, a médica Elza Beatriz Nogueira Brandão, especialista em ginecologia e obstetrícia, colabora com as empresas ministrando palestras sobre este tema. A médica considera o conhecimento um importante aliado na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, e em suas abordagens sempre alerta para os fatores de risco associados às doenças.

Ela esclarece que o diagnóstico precoce é uma estratégia para lidar com o tumor em uma fase inicial e, dessa forma, possibilitar maior chance de tratamento.

Confira abaixo o que a especialista destaca sobre o assunto:

O mês de outubro se tornou um lembrete da importância de cuidarmos da nossa saúde em relação ao exame de mama, na tentativa de prevenir o segundo mais frequente câncer incidente na mulher – perde apenas para os de pele.

Através do exame de mama de rotina, realizado após os 40 anos, tem ocorrido a diminuição da gravidade da doença e, consequentemente, aumentando sua cura.

É importante ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, em uma faixa de 01%, principalmente se houver casos na família.

Hoje também sabemos que a obesidade e o álcool são as maiores causas dos novos casos de câncer de mama, daí a importância de incluir em nosso cotidiano hábitos saudáveis, como cuidar da alimentação e praticar atividade física.

Aprenda a fazer o autoexame:

1- De frente para o espelho, com as mãos atrás do pescoço, incline-se para frente até sentir o esforço dos músculos peitorais. Então observe as mamas, verificando se há alterações em suas formas e contornos.

2- Levante o braço esquerdo e com a mão direita toque a mama esquerda. Pressione suavemente, fazendo círculos em busca de nódulos. Repita o processo na outra mama e ao redor das axilas.

3- Outra opção é fazer o exame deitada. Coloque uma almofada ou uma toalha enrolada embaixo do ombro esquerdo, estique o braço atrás da cabeça e examine a mama deste lado. Repita o processo na mama direita.