RETROSPECTIVA 2021

Apesar da pandemia e das restrições impostas pela mesma, o Seconci-MG manteve, no decorrer de 2021, diversas ações com vistas à promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores do setor. Confira!

No dia 05 de janeiro, o Seconci-MG retomou suas atividades em todos os setores, após ter dado férias coletivas para a maioria de seu corpo funcional. O momento ainda exigia muita cautela, visto que a Covid-19 não acabou. A entidade seguiu cumprindo as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, trabalhando para garantir ao máximo os atendimentos, procurando encontrar soluções para minimizar os impactos da crise sanitária global, porém atuando dentro dos limites que asseguram a saúde de seus profissionais e usuários de seus serviços. Algumas de suas atividades e rotinas sofreram os efeitos das limitações decorrentes da realidade de enfrentamento da doença, tendo sua dinâmica de realização alterada ou interrompida.  Abaixo, relatamos algumas das atividades realizadas pela entidade no decorrer de 2021. 

Funcionamento da casa durante a pandemia

Não é permitida a entrada e circulação de pessoas sem máscara e, para garantir o distanciamento entre os pacientes, foram isoladas algumas cadeiras na recepção e removidos objetos de contato coletivo, como jornais e revistas. Além da disponibilização de álcool em gel em dispensers em todos os ambientes, está sendo aferida a temperatura de pacientes antes do atendimento a ser prestado. Aqueles que apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19 são orientados a retornarem às suas residências, buscarem teleorientação ou Unidades de Saúde especializadas no diagnóstico da Covid-19. O reagendamento da consulta é feito conforme orientação recebida do profissional de saúde que fez a avaliação clínica do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.

Ações de combate ao coronavírus

Desde o advento da Covid-19, o Seconci-MG vem empreendendo esforços para auxiliar as empresas na proteção de seus trabalhadores e familiares destes, colaborando nas ações de enfrentamento do cenário imposto pela pandemia. Este empenho contribuiu para que nosso setor agisse de forma célere na tomada de providências que concorrem para que nossos ambientes de trabalho possam estar controlados e cautelosos para a realização de nossas atividades.

Ações disponibilizadas pelo Seconci-MG:

Visita Covid – A partir de um Cheklist elaborado por seus departamentos de Segurança e Medicina do Trabalho, a entidade vem disponibilizando a Visita-Covid, uma vistoria de caráter preventivo, realizada sob demanda, para verificar se a empresa está cumprindo os requisitos estabelecidos pelos órgãos governamentais e oficiais de saúde, a fim de prevenir e reduzir o contágio pelo novo coronavírus. Além dessa verificação, registrada no Relatório de Visita para Prevenir a Disseminação do Coronavírus nas Obras, a empresa recebe in loco orientações que irão fortalecer as medidas rotineiras de saúde e segurança de seus empregados, com destaque para iniciativas e ferramentas destinadas a proteger a mão de obra da Covid-19.

Durante a vistoria preventiva é verificado se a obra está adotando e cumprindo medidas de bioproteção em vigor, novas rotinas de higienização dos ambientes, readequação dos espaços (refeitórios, vestiários e demais ambientes compartilhados), de forma a evitar aglomerações.

Dados estatísticos referentes ao ano de 2021(até novembro):

Total de canteiros visitados: 384

Total de trabalhadores alcançados: 12.876

Dos itens avaliados na visita:

87% cumpriram as medidas preventivas

13% não cumpriram as medidas preventivas

Com o propósito de esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre a Covid-19, o Seconci-MG colocou à disposição de suas associadas a Telecovid. Direcionada para usuários de seus serviços (titulares e seus dependentes cadastrados) a teleconsulta acontece sob demanda e deve ser previamente agendada no Departamento de Serviço Social.

No teleatendimento o interlocutor fala com um médico do Seconci-MG, que presta esclarecimentos sobre sintomas, exames disponíveis nas redes pública e privada de saúde, sinais que podem evoluir para a gravidade da doença, orientações sobre contatos e isolamento social em geral, no trabalho e no ambiente domiciliar, tempo de afastamento para situações específicas, entre outras questões fundamentais relacionadas à Covid-19 – tudo com base nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Portaria Conjunta nº 20.

A teleorientação é um recurso que auxilia o atendimento médico para triagem ou para elucidação de pequenas dúvidas, reduzindo as possibilidades de exposição ao novo vírus. Através desta ferramenta é possível ter uma avaliação prévia dos casos que se enquadram como suspeitos ou prováveis da doença e sobre o que fazer ao apresentar sinais e sintomas, que variam de uma pessoa para outra.

Através do atendimento remoto de orientação sobre a Covid-19, os pacientes não precisam se deslocar até o Seconci-MG para solucionar dúvidas sobre a doença ou outras questões pontuais relacionadas, diminuindo a circulação de pessoas na entidade e consequentemente a disseminação do novo coronavírus.

Dados estatísticos referentes ao período de junho/2020 a novembro de 2021: foram realizadas 269 teleorientações

Ação: Produção e veiculação de material orientativo e de sensibilização sobre medidas de bioproteção e para evitar a propagação do novo coronavírus 

Foi criada uma página no site do Seconci-MG que reúne informações sérias, qualificadas, confiáveis e de aplicabilidade prática sobre a pandemia.  Este material está disponível na seção “Coronavírus”

Além desses materiais, o espaço também traz conteúdos produzidos pelo Seconci-MG, especialmente para suas empresas associadas, com o apoio de profissionais de saúde e de segurança do trabalho.

Algumas das produções disponíveis:

  • Vídeo com orientações sobre como se proteger da contaminação, especialmente em canteiros de obras. Ele contou com a participação da Coordenadora Médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia Elias de Almeida, e da Supervisora da Área de Segurança do Trabalho da entidade, Engenheira Andreia Kaucher Darmstadter, em sua produção, e teve apoio do Sinduscon-MG.
  • Vídeo sobre o uso correto das máscaras para prevenção do contágio, desenvolvido em parceria com o Sinduscon-MG, STICBH/Marreta e a Feticom-MG. Nele, o trabalhador é orientado sobre o uso desse item de proteção e segurança sanitária no combate à doença.
  • Cartilha em formato digital sobre a Covid-19, que traz orientações e medidas de prevenção ao novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria do Seconci-MG com o Sinduscon-MG e o Sesiminas, e tem como objetivo auxiliar gerentes das áreas administrativas e operacionais na condução de ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades produtivas não interrompidas.
  • Cartazes para download, nos formatos A4 e A3, que podem ser impressos e afixados nos canteiros de obras e escritórios.

Seconci-MG nas redes sociais

O Seconci-MG passou a intensificar sua presença nas redes sociais. Através destes canais foram divulgados seus atendimentos, ações, cursos e serviços oferecidos, complementando informações trazidas no Seconci News e em seu site. Siga o Seconci-MG e compartilhe nossas redes junto a seus colaboradores: Facebook | Instagram | Youtube

Treinamentos promovidos pelo Departamento de Segurança no Trabalho continuaram a ser ofertados e tiveram sua dinâmica adaptada ao contexto da pandemia de Covid-19

Para viabilizar os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35), o Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG adaptou a dinâmica de realização dos mesmos às medidas de bioproteção que concorrem para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Regras como uso de máscara, higienização constante das mãos, aferição de temperatura do participante antes deste adentrar os locais onde os treinamentos acontecem e distanciamento físico continuam sendo observadas com firmeza.

Campanhas de saúde e segurança repercutidas pelo Seconci-MG ao longo de 2021

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem convidado toda a sociedade para integrar sua Rede de Mobilização Social, da qual o Seconci-MG faz parte, A entidade tem atuado como um agente de disseminação de campanhas voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Uma forma de divulgar e compartilhar conhecimento qualificado e informações relevantes para a compreensão de doenças, bem como de difundir protocolos e práticas a serem seguidos pela população para o enfrentamento de pandemias, como a de Covid-19. Ao longo de 2021 o Seconci-MG repercutiu neste informativo e em suas redes sociais uma série de campanhas voltadas para a prevenção de doenças e qualidade de vida, tais como:

Hanseníase tem cura

Campanha de Vacinação Contra Covid-19 no estado

– Fevereiro Roxo – Chama a atenção para três doenças bem diferentes entre si, mas que têm um ponto em comum: Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus Eritematoso Sistêmico.  

Combate às Hepatites A e B

Campanhas de vacinação contra a gripe (Influenza)

– Campanha de doação de sangue da Fundação Hemominas (“Doar Sangue é transmitir amor” – “Você é o tipo certo de alguém”)

-Setembro amarelo – Agir salva vidas – A ação, implementada no Brasil em 2014, tem como principal objetivo diminuir índices de suicídio.

– Outubro Rosa 

– Uso correto da máscara – Uma das medidas de prevenção mais importantes durante a pandemia. 

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

– Aedes, tchau: O Seconci-MG mantém um alerta constante na prevenção à esta doença, bem como outras transmitidas pelo Aedes Aegypti (Zika e Chikungunya).

– Campanha Faça a prevenção combinada – proteção contra o HIV /AIDS

Artigos, lives, seminários e outros eventos abordaram as alterações na legislação de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

Edição nº 272 do Seconci News trouxe o artigo da Supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho, Andreia Darmstadter: A responsabilidade da organização e os programas de saúde e segurança no trabalho

10 de março – A construção civil adotou desde o início da pandemia de Covid-19 protocolos de prevenção à disseminação do novo coronavírus, além de promover ações que reforçaram a responsabilidade social do setor. O quinto episódio de podcast da Rádio CBIC teve a participação da Supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter e  abordou os cuidados com trabalhadores nos canteiros de obras durante a pandemia. Na oportunidade,  Andréia relatou  as medidas adotadas pelo Seconci-MG para promover a segurança dos trabalhadores durante a crise sanitária.

17 de março –  curso on-line GRO/PGR para Administrativos da Indústria da Construção, ministrado pela engenheira de segurança e supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter. A profissional abordou os elementos construtivos do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o Programa de Gestão de Riscos na Indústria da Construção.

28 de abril – A Fundacentro e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) realizaram Webinar para celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que também remete ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. O evento estava vinculado às ações da edição 2021 da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) e foi transmitido pelo canal do Youtube da Fundacentro, tendo registrado mais de 600 participações

02 de junho – A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho promoveu um evento dentro da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho – CANPAT 2021. Com transmissão no canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – ENIT, no YouTube, destinado a micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais. Na pauta, palestras a respeito de prevenção de acidentes e doenças do trabalho em Micro e Pequenas Empresas e MEI no mundo e no Brasil, assim como o lançamento das “Fichas MEI”, com orientações sobre as medidas de prevenção a serem adotadas pelo microempreendedor individual.10 de junho – Supervisora do Seconci-MG ministrou palestra para participantes do Projeto Enfrentar Construção Civil do SEBRAE. Totalmente on-line, o Projeto Enfrentar Construção Civil é desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a CBIC, o Seconci Brasil, o Seconci-SP, o Sinduscon-SP e o Sebrae Sorocaba. Objetivou apresentar soluções de gestão direcionadas principalmente para os empresários da construção civil. A engenheira discorreu sobre a Nova NR18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção), abordando as principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18.

10 de junho – Supervisora do Seconci-MG ministrou palestra para participantes do Projeto Enfrentar Construção Civil do SEBRAE. Totalmente on-line, o Projeto Enfrentar Construção Civil é desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com a CBIC, o Seconci Brasil, o Seconci-SP, o Sinduscon-SP e o Sebrae Sorocaba. Objetivou apresentar soluções de gestão direcionadas principalmente para os empresários da construção civil. A engenheira discorreu sobre a Nova NR18 (Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção), abordando as principais alterações nas Normas Regulamentadoras, com ênfase na NR18.

22 de julho – A Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, coordenou  o 3º painel no Seminário Técnico Trabalho em Altura e Sistema de Proteção Individual de Queda, dentro do Encontro Nacional de SST.

23 de setembro – NR18 foi tema de palestra do Seconci-MG para trabalhadores da EPO Engenharia – As principais mudanças na NR18″ foi o tema da palestra da supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG,  Andreia Kaucher Darmstadter, para os funcionários da EPO Engenharia, que reuniu seus colaboradores  no Centro de Treinamento do Seconci-MG, por ocasião do Projeto Evoluir.

Apoio do Seconci aos eventos e ações em parceria com CBIC, Sinduscon-MG, CEMIG, CREA-MG, Instituto Trabalho e Vida, Revista Proteção, Grupo Todo Cultura e Laboratório São Paulo

15 a 19/03 – Webinar GRO/PGR Para Riscos Elétricos – O evento evidenciou a interface da NR10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) estabelecido na NR1 (Prevenção de Segurança e Saúde no Trabalho), base de toda a legislação de segurança e saúde no trabalho.

30/08 a 03/09 – Webinar GRO – PGR NR 18 na indústria da construção – Participação do Seconci-MG, representado pela Supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho, Andreia Darmstadter como o tema “Boas Práticas em GRO-PGR em Obras”.

22/10 – Seminário Técnico “A Nova NR-18” – palestra da Supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter. 

14 e 15/09 – Curso “GRO/PGR para profissionais de SST da indústria da construção” – promovido pelo Sinduscon-MG e ministrado pela supervisora de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, com o objetivo de apresentar e discutir os elementos construtivos do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gestão de Riscos na Indústria da Construção (PGR), salientando as obrigações legais, as medidas preventivas, as proteções coletivas e individuais pertinentes ao GRO e ao PGR, e alertar sobre as especificidades do PGR e do PCMSO específicos da Construção Civil.

CBIC – Apoio e disseminação da campanha “Não Vamos Baixar a Guarda”. Em meio aos desafios demandados para o enfrentamento da pandemia, o Seconci-MG seguiu alertando seus colaboradores, parceiros e usuários de seus serviços para a necessidade de não baixar a guarda  e continuar respeitando as medidas protetivas contra a Covid-19. O slogan faz parte de uma campanha deflagrada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), com o propósito de envolver empresários, trabalhadores e a sociedade na manutenção dos cuidados para conter ou frear a disseminação do novo coronavírus.

Revista Proteção – A edição nº 354 (junho/2021) da Revista Proteção trouxe o Manual para Seleção de EPI sobre Proteção Contra Quedas, cujo conteúdo destaca a complexidade do trabalho em altura e a necessidade de conhecimento para especificação de equipamentos. O material contou com a colaboração técnica da supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter e do técnico de Segurança do Trabalho e especialista em NR35, Marcos Amazonas, que também é diretor técnico na AMZ Equipamentos  para Trabalho em Altura.

06/07 – PGR foi tema de entrevista na Revista Proteção com participação do Seconci-MG. O Proteção Tendências, programa semanal produzido pela Revista Proteção, especializada em Saúde e Segurança do Trabalho, entrevistou a coordenadora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, engenheira Andreia Kaucher Darmstadter. Na entrevista, Andreia comentou sobre os desafios e impactos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas empresas e para os profissionais do setor.

CANPAT 21 – A CANPAT Construção é realizada desde 2017, em parceria com a SIT, Seconci, Sesi e entidades laborais. A ação de levar a cultura prevencionista para o país já impactou diretamente mais de 30 mil trabalhadores e mais de 1.100 empresas participantes.

23/06 – Com o tema Diálogos Setoriais na Construção Civil, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho realizou, com mais de 580 participantes online, o primeiro evento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho – CANPAT 2021,  que contou com a apresentação das inovações na NR-18 e um panorama do setor de construção civil sob o olhar da Inspeção do Trabalho, além da divulgação da CANPAT Construção Civil e a apresentação da calculadora do acidente do trabalho, um aplicativo que mostra o valor que custa cada acidente do trabalho para as empresas. 

07/07 – Eventos da CANPAT 2021 – Acidentes do Trabalho (26/07) – Aulão sobre Programa de Gerenciamento de Risco – PGR.

21 e 22/07 – VI Encontro Nacional de SST – realizado de forma virtual e gratuita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Seconci Brasil, Seconci-SP e o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O Encontro promoveu debates de cunho técnico sobre itens da nova NR-18, e  foi direcionado a engenheiros civis e de segurança, coordenadores e gerentes de obras, técnicos de segurança e prestadores de serviços. Na ocasião, foi lançada a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2021 com o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”.

27/07 – Seminário Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – As aplicações da nova NR18 (Norma Regulamentadora sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) frente ao GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), regulamentado pela nova NR 1, foi o tema do seminário, que contou com a participação do Seconci-MG, tendo como debatedora na palestra “PCMAT x PGR na indústria da construção” a coordenadora do Departamento de Segurança no Trabalho da entidade, Andreia Darmstadter.

4 e 08/10 – Semana CANPAT Construção levou cultura prevencionista a 2,4 milhões de trabalhadores – De forma online, a Semana CANPAT Construção 2021 contou com a participação ativa do Seconci-MG e foi um grande sucesso, com mais de 5 mil pessoas participantes e mil visualizações e cerca de 500 interações no chat. A Semana CANPAT Construção 2021 abordou temas como as novas normas técnicas que entrarão em vigor no início de 2022, especialmente a NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), além de estimular o diálogo setorial levantando discussões sobre as principais causas de acidentes de trabalho e ações de combate à informalidade no setor. 

08/10 – A Semana CANPAT Construção 2021 promoveu o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas DNSSE-Indústria da Construção. A iniciativa teve como objetivo levar uma mensagem de prevenção aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O Seconci-MG participou do evento com palestra da coordenadora do Departamento de Segurança no Trabalho da entidade, Andreia Darmstadter, para os alunos da Escola Senai Paulo de Tarso.  

Outubro Rosa/Todo Cultura produz vídeos para ajudar na campanha de combate ao câncer de mama – Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, o Seconci-MG vem desenvolvendo, ao longo de anos, campanhas esclarecedoras, tanto no atendimento em sua sede, como em diversos eventos e palestras, nos quais é possível contribuir com informações para a prevenção, diagnóstico precoce e  redução da mortalidade. A entidade divulgou o vídeo “Viva depois do câncer”, uma campanha produzida pelo grupo de produção audiovisual Todo Cultura que trata da descoberta do câncer pelas mulheres.

Ao longo do ano, o Seconci-MG deu visibilidade a conteúdos audiovisuais  e esquetes cênicas produzidos pelo Todo Cultura sobre temas relacionados a educação em saúde e segurança, estimulando as empresas a promoverem eventos que abordaram de forma criativa e inovadora estes assuntos.    

Laboratório São Paulo – O Laboratório São Paulo realizou testes RT-PCR e vacinação contra a gripe a preços subsidiados para os usuários de serviços da entidade — titulares e dependentes cadastrados.

Cemig – Sempre atenta à segurança com a rede elétrica em construções e reformas, a Cemig desenvolve ações de conscientização que chamam a atenção e orientam sobre os cuidados a serem observados durante as construções civis.  Um acordo de cooperação técnica com o Seconci-MG, firmado em 2020 e renovado em 2021, prevê o desenvolvimento de ações conjuntas, visando ampliar e reforçar, junto às empresas de construção civil, e aos trabalhadores do setor, a utilização segura da energia, evitando assim a ocorrência de acidentes com a rede elétrica.

Em 2021, a Cemig investiu na produção de vídeos, simulando situações que são causadoras dos acidentes mais comuns, principalmente em obras informais. A intenção foi demonstrar na prática, em uma obra regular, como estas situações podem e devem ser evitadas, levando em conta que o risco existe nas duas condições.

Honrando a parceria firmada com a Cemig, que inclui o compartilhamento e disseminação de conteúdos didáticos relacionados ao uso seguro da energia elétrica, o Seconci-MG intermediou contatos junto a uma de suas associadas, a EPO Engenharia, para realização das filmagens que compuseram alguns dos vídeos educativos.

SEPAP 2021 – acordo de cooperação técnica – No dia 11 de maio, a Cemig convidou representantes de órgãos e instituições de classes parceiras com os quais firmou um acordo de cooperação técnica, dentre eles o Seconci-MG, para o lançamento da sua Campanha de Segurança da População 2021. Na oportunidade, a companhia energética apresentou os resultados das ações preventivas e de conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica empreendidas em 2020, tendo registrado uma redução de 13% nos acidentes da população em relação a 2019.