O Seconci-MG retomou seu funcionamento completo no início deste mês, ainda driblando os efeitos decorrentes da evolução da pandemia de Covid-19. A responsabilidade com os cuidados preventivos para preservação da saúde de seus colaboradores e usuários de seus serviços ainda se faz mais imperiosa, por isso a entidade segue reforçando a atenção para a aplicação e cumprimento das medidas sanitárias – alerta extensivo às suas associadas.
A vacina contra a Covid-19 chegou e já está sendo administrada. Porém, a pandemia não acabou e a imunização de todos ainda vai demorar, sendo fundamental “não baixar a guarda” e não negligenciar ou mesmo relaxar medidas protetivas como o uso da máscara, a higienização constante das mãos com água e sabão e álcool gel e a manutenção do distanciamento social. Precisamos permanecer vigilantes com os cuidados básicos para evitar a disseminação do novo coronavírus, adaptando e criando mecanismos para o monitoramento dos recursos sanitários de prevenção.
O Seconci-MG vem disponibilizando em seus canais de comunicação com as associadas (site, redes sociais e informativos como o Seconci News) conteúdo, informações e ações voltadas para o enfrentamento da pandemia. A precaução é um compromisso de todos os cidadãos.
Acesse a página Coronavírus, no site do Seconci-MG!
Confira nosso funcionamento:
Não está sendo permitida a entrada e circulação de pessoas sem a máscara, e, para garantir o distanciamento entre os pacientes, foram isoladas algumas cadeiras na recepção e removidos objetos de contato coletivo, como jornais e revistas. Além da disponibilização de álcool em gel em dispensers em todos os ambientes, está sendo aferida a temperatura de pacientes antes do atendimento a ser prestado. Aqueles que apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19 (sintomas gripais como tosse, febre, dor de garganta, coriza, e mal estar geral) então sendo orientados a retornarem às suas residências, buscarem teleorientação ou Unidades de Saúde especializadas no diagnóstico da Covid-19. O reagendamento da consulta será feito conforme orientação recebida do profissional de saúde que fez a avaliação clínica do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.
Horário de funcionamento do Seconci-MG: a entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, com intervalo para almoço, das 12h às 13h. Os atendimentos nas áreas médicas e odontológica devem ser previamente agendados. Não atendemos emergências na área médica, apenas urgências odontológicas – sendo que o paciente necessitado desta intervenção, deve chegar ao Seconci-MG preferencialmente no início de cada turno de atendimento – às 7h30, 13h e 16h- para que seja possível o encaixe desta consulta.
Agendamento de consultas: verificar a disponibildade de vagas, horários e critérios de marcação através dos telefones (31) 3449-8001, 3449-8002 ou 3449-8003, nos horários de 8h às 12h ou de 13h30 as 17h.
Atendimento na Odontologia
Foram retomados os procedimentos (limpeza, polimento, restaurações, retirada de tártaro, canal de dentes anteriores) com redução do número de consultas de cada profissional, respeitando os protocolos exigidos para a prestação do atendimento e as recomendações da legislação específica nesta circunstância de pandemia. Só estão sendo atendidos pacientes que se encaixam nestes protocolos, com avaliação (triagem) prévia.
Está temporariamente suspenso o atendimento odontológico nas obras através das Unidades Móveis Odontológicas (UMOs).
Atendimento na Medicina Assistencial
Estão sendo disponibilizadas consultas médicas nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e urologia.
Atendimento na Medicina Ocupacional
As empresas contratantes do PCMSO do Seconci-MG (convênio específico) devem retomar o agendamento de seus exames clínicos ocupacionais (Admissional, Demissional, Retorno ao Trabalho, Periódico e Mudança de Função), bem como os respectivos exames complementares.
Informações, orientações e agendamento de consultas deste setor podem ser feitos pelos telefones: 31- 3449-8040 e 3449-8041 ou através dos e-mails: pcmsoadm@seconci-mg.org.br e pcmsomarcacao1@seconci-mg.org.br.
Atendimento na área de Segurança do Trabalho
Estão sendo realizados, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35) – veja mais informações na seção Seconci-MG Informa.
O Departamento de Segurança do Trabalho mantém os expedientes administrativos e pode ser contactado pelo telefone (31) 3449-8032 ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br, das 7h30 às 11h30.
Atendimento no Serviço Social
O Setor auxilia o usuário da entidade no trâmite do atendimento nela prestado, orientando sobre consultas e exames complementares, bem como sobre o acesso a benefícios da Previdência Social e a serviços disponíveis nas redes de saúde pública e privada. Este Departamento também presta apoio na organização de eventos educativos, como palestras e campanhas de educação em saúde. Contudo, neste contexto de recrudescimento de casos de Covid-19, o Seconci-MG recomenda evitar a realização de eventos que impliquem em aglomeração de pessoas em um determinado local, por período definido de tempo , que podem amplificar a transmissão do novo coronavírus.
O contato com este setor pode ser feito através dos telefones (31) 3449-8005 ou 3449-8006 ou através dos e-mails social@seconci-mg.org.br e social2@seconci-mg.org.br.
Onde buscar atendimento específico para Covid-19
Centro Especializado em COVID-19 (CECOVID Barreiro)
Rua Aurélio Lopes, 20 – Diamante – UPA Barreiro
Funcionamento: todos os dias, 24 horas
Centro Especializado em COVID-19 (CECOVID Centro Sul)
Rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia – UPA Centro Sul
Funcionamento: todos os dias, 24 horas
Centro de Doenças Respiratórias/COVID-19 (CDR/COVID)
Rua Padre Pedro Pinto, 175 – UPA Venda Nova
Funcionamento: todos os dias, das 7 às 19 horas.
Mais informações e orientações:
*Prefeitura de Belo Horizonte – Covid
https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/coronavirus
*Baixe o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponível no Google Play e na App Store, e faça uma autoavaliação, triagem e consulta médica sem sair de casa. Por meio do celular, este aplicativo possibilita a realização de um autoatendimento para covid-19, que pode descartar suspeita de contaminação ou encaminhar o usuário para uma teleconsulta com médicos, enfermeiros e psicólogos da Rede Fhemig.