Seconci-MG alerta sobre manutenção de cuidados com a Dengue

A prevenção da Dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti continuam sendo objeto de alerta durante os treinamentos admissionais promovidos pelo Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG. O Serviço Social da entidade segue chamando atenção para a necessidade de não relaxar as medidas preventivas de combate ao mosquito transmissor nas intervenções que realiza nos treinamentos. Uma profissional do setor reforça a importância de cada pessoa continuar colaborando para a eliminação de focos de proliferação do mosquito, mesmo durante o período em que ocorre queda nas temperaturas.

Embora o Aedes aegypti circule menos em dias mais frios ou de clima mais ameno, a prevenção continua sendo a melhor forma de combater o mosquito, atividade que deve ser mantida o ano todo. O Seconci-MG permanece vigilante em relação ao assunto e continua apoiando campanhas educativas disseminadas pelas Secretarias de Saúde alertando que medidas preventivas contra a dengue não podem ser negligenciadas, mesmo quando o foco predominante é o combate ao novo coronavírus. O ideal é que as pessoas reforcem também neste contexto de confinamento todos os cuidados necessários para eliminação de eventuais criadouros do mosquito em suas residências. Entre as medidas de prevenção destacam-se: não deixar reservatórios de água abertos, eliminar entulhos, retirar vasos debaixo de plantas, virar garrafas para baixo, evitando o acúmulo de água – condutas que também podem ser adotadas no local de trabalho.

Após ouvir a fala de alerta, o participante dos treinamentos no Seconci-MG recebe folders educativos como o Mãos à obra contra a Dengue. Ele elenca situações dentro dos canteiros de obras que podem favorecer a proliferação do mosquito, com as respectivas orientações para evitá-las. Além disso, a entidade vem repercutindo em seu site e redes sociais material instrutivo sobre este e outros temas de educação em saúde, que podem ser replicados pelas empresas para seus colaboradores.

Clique aqui e acesse a página da campanha contra a Dengue da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.