O Seconci-MG tem apoiado suas associadas na promoção e organização de eventos educativos, tanto para compor as programações das Sipats (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho), quanto em ações não vinculadas a elas. O objetivo é fomentar permanentemente uma cultura preventiva e disseminar informação qualificada sobre temas relacionados à saúde, segurança do trabalho e comportamento – seus pilares de atuação.
Para realização das palestras, a entidade conta com o apoio de profissionais que atuam em suas áreas de especialidade – médica, odontológica e de segurança do trabalho – que compartilham seus conhecimentos com os trabalhadores sem comprometer as agendas de atendimento. Essas palestras servem de alerta e funcionam como uma oportunidade de orientação e encaminhamento dos participantes para os serviços disponibilizados pelo Seconci-MG.
Quando não é possível contar com seus próprios profissionais, o Seconci-MG também articula contatos com parceiros qualificados, possibilitando a realização de palestras mediante investimento financeiro por parte da empresa. Nesse caso, o valor é subsidiado, em razão das parcerias firmadas pela entidade, e o Seconci-MG atua apenas como intermediador do processo.
Entre os temas abordados neste mês por profissionais e parceiros do Seconci-MG estão: Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama (Outubro Rosa), Saúde da Mulher, Higiene Bucal, Hipertensão, Drogas lícitas e ilícitas, Primeiros Socorros e Violência Doméstica – este último em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Boa prática entre associadas: A Patrimar Engenharia, empresa associada ao Seconci-MG, incluiu na programação da sua Sipat 2025 o tema da saúde mental, abordando de forma criativa e sensível como “a segurança começa na mente e se fortalece no corpo” – mote da campanha deste ano. A temática foi trabalhada por meio de um esquete cênico interativo, realizado pelo Todo Cultura, grupo de teatro e de produções audiovisuais parceiro do Seconci-MG.
Informações sobre os temas de palestras disponíveis no Seconci-MG e viabilizados através de parcerias, bem como sobre a dinâmica deste apoio, podem ser obtidas no Departamento de Serviço Social, através dos telefones (31) 3449-8005, 3449-8006, 9 8676-1019 (WhatsApp), ou pelo e-mail social2@seconci-mg.org.br.
Essas iniciativas reafirmam o compromisso do Seconci-MG em contribuir para a promoção da saúde, da segurança e da qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil.




