Seconci-MG apoia produção de vídeos sobre segurança com a rede elétrica

Sempre atenta à segurança com a rede elétrica em construções e reformas, procurando alertar sobre os riscos de acidentes em obras, a Cemig vem desenvolvendo ações de conscientização que chamam a atenção e orientam sobre os cuidados a serem observados durante as construções civis.

Para desenvolver este trabalho educativo, a Companhia Energética realizou parcerias com entidades do setor em 2020, como o Seconci-MG, o Sinduscon-MG, a Fiemg, o Senai-MG, CAU-MG, dentre outras. O acordo de cooperação técnica prevê o desenvolvimento de ações conjuntas visando ampliar e reforçar, junto às empresas de construção civil, e aos trabalhadores do setor, a utilização segura da energia, evitando assim a ocorrência de acidentes com a rede elétrica.

Neste início de ano, a Cemig está investindo na produção de vídeos, simulando situações que são causadoras dos acidentes mais comuns, principalmente em obras informais, que são, segundo seu Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, João José Magalhães, “as maiores vilãs dos acidentes com a rede elétrica”. A intenção é demonstrar na prática, em uma obra regular, como estas situações podem e devem ser evitadas, levando em conta que o risco existe nas duas condições.

Procedimentos como correção da topografia do terreno, instalação de andaimes e construção de marquises e sacadas requerem uma atenção redobrada, sendo fundamental atentar para a localização da rede elétrica, para que os serviços sejam realizados com segurança. Em alguns casos, é necessária a instalação de barreiras protetoras, que garantam o manuseio seguro de vergalhões, tábuas e outros materiais de construção.

Honrando a parceria firmada com a Cemig, que inclui o compartilhamento e disseminação de conteúdos didáticos relacionados ao uso seguro da energia elétrica, o Seconci-MG intermediou contatos junto a uma de suas associadas, a EPO Engenharia, para realização das filmagens que irão compor os vídeos educativos. A construtora cedeu o espaço de uma de suas obras para captação de imagens e se envolveu com a elaboração do roteiro que norteou o processo de realização dos vídeos. Em breve, eles serão disponibilizados para o setor da construção civil, marcando mais uma ação preventiva e de conscientização voltada para os trabalhadores do setor.