Seconci-MG oferece apoio às empresas no enfrentamento da Covid-19

A pandemia da Covid-19 impôs transformações nas rotinas das obras e nos hábitos dos trabalhadores da construção, exigindo das empresas do setor a adoção de medidas restritivas de contato social e em sua dinâmica de funcionamento, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Alinhado com o combate à Covid-19, o Seconci-MG vem oferecendo apoio às  associadas na incorporação de recursos e estratégias, muitos de cunho educativo, que preservam a saúde dos trabalhadores e inevitavelmente irão impactar sua gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), inclusive no período pós-pandemia.

Os Departamentos de Medicina e Segurança do Trabalho da entidade já realizaram visitas orientativas a alguns canteiros de obras para verificar se estão sendo cumpridas as orientações e normas expedidas pelos órgãos governamentais e oficiais de saúde, bem como pelos fiscalizadores, visando à continuidade das atividades laborais neste contexto de pandemia. 

O Condomínio Nuova Città (Intacta Engenharia) optou por interromper suas atividades no início da pandemia, dando férias à maioria de seus colaboradores e prepara a retomada ao trabalho para o próximo dia 01 de junho. No último dia 20 de maio, o Técnico em Segurança do Trabalho da empresa, Walmor Fabiano da Silveira, se reuniu com a Coordenadora médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia, para receber orientações sobre a nova organização do ambiente de trabalho. Ela esclareceu sobre a implementação das medidas de prevenção/redução do contágio da Covid-19, dentre elas as que dizem respeito a distanciamento de trabalhadores, condutas de higiene, utilização de espaços coletivos e, ainda, sobre um ponto fundamental em SST: o registro documental dos monitoramentos e procedimentos de controle adotados.

Canteiros de obras administrados pelas Construtoras Sudoeste, Lage e Anglo também receberam a vistoria educativa do Seconci-MG. Durante as visitas, profissionais das obras foram orientados e puderam solucionar dúvidas sobre as práticas restritivas que irão vigorar enquanto durar a pandemia, levando-se em conta a presença indeterminada de um novo “risco agente” (o novo coronavírus) em todos os ambientes de trabalho. A ida à obra inclui um checklist (Relatório de Visita para prevenir a disseminação do coronavírus nas obras) fundamentado na legislação e protocolos do Ministério da Saúde. 

Como receber este apoio do Seconci-MG: As reuniões de esclarecimento e as vistorias às obras de associadas são realizadas sob demanda.  As empresas interessadas em receber estas ações deverão encaminhar uma solicitação para o e-mail visitacovid@seconci-mg.org.br, ou entrar em contato através do telefone (31) 3449 -8006 (para orientações). No e-mail de solicitação deverá constar: razão social da empresa, CNPJ, endereço da obra que deverá ser visitada e o telefone de contato de um responsável pela articulação das providências relacionadas à realização da ação. Caberá à empresa providenciar, quando necessário, o transporte (ida e volta) da equipe até a obra a ser vistoriada. 

O Seconci-MG ressalta que a vistoria tem caráter preventivo e educativo e visa a contribuir com as empresas da construção civil no monitoramento da saúde de seus trabalhadores durante a pandemia, possibilitando o esclarecimento de dúvidas relacionadas à Covid-19, e auxiliando-as a evitar a propagação do vírus.