Seconci-MG promove ações de combate e prevenção à dengue na construção civil

A dengue segue sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e a construção civil desempenha um papel importante na prevenção da doença. No ambiente de obras, o acúmulo de água em materiais e locais inadequados oferece o cenário ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A construção civil pode se engajar ativamente no combate à dengue, com a adoção de medidas de controle e prevenção nas obras, através de práticas simples, mas eficazes, para evitar focos do mosquito.

Para auxiliar as empresas a conscientizarem seus colaboradores e a implementarem sistemas de monitoramento nos canteiros de obras, o Seconci-MG tem contado com o apoio do Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte responsável por realizar ações educativas de forma lúdica e assertiva, através de intervenções cênicas, músicas e dinâmicas de sensibilização.

Na manhã da última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a trupe teatral do Mobiliza SUS, composta pelos atores Márcia Moreira, Ariadna Paulino, Militani de Souza e Jack Diniz, apresentaram em um canteiro do bairro Braúnas um esquete teatral que chamou a atenção dos trabalhadores para atitudes incorretas que favorecem o surgimento de focos do mosquito no canteiro como: acúmulo de água em recipientes e materiais, deixar tampas e reservatórios descobertos, descarte inadequado de materiais, armazenamento improvisado de itens como lonas e telhas, entre outras. Os atores vivenciaram situações do cotidiano de uma obra, mostrando que condutas incorretas, quando não corrigidas, aumentam a chance de surtos de dengue não apenas no canteiro, mas também nas comunidades ao redor. A mensagem repassada de forma lúdica reforça que a adoção de boas práticas factíveis é essencial para eliminar esses riscos.

No Seconci-MG, diariamente, durante os treinamentos promovidos pelo setor de Segurança do Trabalho, é feito um alerta sobre medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foi incluído no checklist das inspeções preventivas de segurança nas obras um item específico para verificar a presença de condições que possam favorecer a proliferação do mosquito, reforçando as ações educativas e de conscientização sobre a prevenção da doença.

Para saber sobre a disponibilidade de realização de intervenções cênicas pelo Mobiliza SUS BH, entre em contato com o nosso Departamento de Serviço Social, através dos telefones (31) 3449-8005, 3449-8006, 98676-1019 (WhatsApp) ou enviando um e-mail para social2@seconci-mg.org.br. O setor irá intermediar contatos junto ao grupo para verificar as condições de atendimento das solicitações.