Seconci-MG promove palestras para alertar sobre a hipertensão arterial

No mês em que se celebra o “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, comemorado anualmente no dia 26 de abril, o Seconci-MG promove palestras sobre o tema. O objetivo é chamar a atenção dos  ouvintes sobre a importância do diagnóstico preventivo e o tratamento desta doença crônica não transmissível (DCNT), que não tem cura, mas pode ser controlada.

Conhecida como assassina silenciosa, a hipertensão arterial pode trazer consequências danosas para as pessoas, como o infarto do coração, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca e renal. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que os hipertensos não deixem de procurar o médico para fazer os controles necessários da pressão arterial, evitando assim complicações mais graves. A identificação e o tratamento precoce da doença reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares.

Nas palestras, como a realizada pela médica do Seconci-MG, Elza Brandão, no último dia 06, para colaboradores da SPE  Residencial Ana de Carvalho, são abordados os fatores que podem levar à hipertensão, como o sobrepeso, a má alimentação (consumo de sal em excesso, por exemplo), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, até os fatores hereditários, características transmitidas dos ascendentes aos descendentes, de pais a filhos e de geração a geração. A médica explicou que a pressão alta está frequentemente associada  às alterações funcionais dos órgãos – alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com o aumento do risco de eventos cardiovasculares (fatais e não fatais), ressaltando a importância do diagnóstico precoce e das condutas terapêuticas no cuidado básico de saúde de pacientes hipertensos.

No Seconci-MG, sua empresa conta com as especialidades de clínica geral e cardiologia para auxiliar os funcionários no diagnóstico e controle da hipertensão. O agendamento de consultas pode ser feito através dos telefones (31) 3449-8002 e 3449-8003. Informações a respeito de palestras sobre temas de educação em saúde podem ser buscadas no Departamento de Serviço Social, pelos números (31) 3449-8005 ou 3449-8006.