Seconci-MG será homenageado no lançamento da SOBES MINAS em reconhecimento à sua atuação na Segurança do Trabalho

No próximo dia 01 de abril (terça-feira), o Seconci-MG será homenageado na solenidade de lançamento da SOBES MINAS (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), associação de profissionais de segurança do trabalho. O evento, que acontecerá na sede do CREA-MG, marcará a instituição oficial da Sobes Minas, um marco importante para a área de segurança no trabalho em nosso estado.

Com a missão de desenvolver a Engenharia de Segurança e de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (SOBES) foi criada em julho de 1971, para aprimorar as ações dessa área no Brasil. Desde sua criação, a instituição tem  tido uma atuação dinâmica nas discussões do segmento, participando, por exemplo, da criação da Portaria nº 3.227/72, que regula o exercício da Engenharia de Segurança do Trabalho e que torna obrigatórios os Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho; a formulação da Portaria nº 3.214/78, que definiu as normas regulamentadoras pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho e a criação do projeto de lei que deu origem à Lei nº 7.410/85, regulamentada pelo Decreto nº 92.530/86, criando a especialização da Engenharia de Segurança.

A homenagem concedida ao Seconci-MG destaca a atuação da entidade na promoção e fortalecimento das práticas de segurança do trabalho, um tema de extrema importância para a prevenção de acidentes, proteção dos profissionais e a melhoria das condições laborais na indústria construtiva. A presença e contribuição do Seconci-MG neste campo tem sido relevante no sentido de apoiar e fomentar a segurança no trabalho neste setor.

Além disso, vale ressaltar que a supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, ocupará o cargo de “Diretora Técnico Científico” na atual gestão da recém criada Sobes Minas. Com uma vasta bagagem e expertise em expedientes relacionados à Segurança no Trabalho, a engenheira de segurança terá a oportunidade de compartilhar o conhecimento e experiência adquiridos ao longo de sua jornada no Seconci-MG e somar esforços para impulsionar o fomento e evolução de uma cultura prevencionista proativa na região.