Seconci-MG sinaliza bons resultados alcançados pelas empresas associadas no enfrentamento à Covid-19

Gradativamente, o Seconci-MG vem retomando suas atividades e serviços de forma integral, sem relaxar os protocolos sanitários, e comprometido com ações visando a auxiliar as associadas a adequarem seu ambiente de trabalho aos requisitos necessários para evitar a proliferação do novo coronavírus , reduzindo, assim, as possibilidades de contágio.   

A partir de um Cheklist elaborado por seus departamentos de Segurança e Medicina do Trabalho, a entidade segue realizando a Visita-Covid, uma vistoria de caráter preventivo, com a finalidade de verificar se a empresa está cumprindo as exigências dos órgãos governamentais e oficiais de saúde, a fim de prevenir e reduzir o contágio pelo novo coronavírus. Além dessa verificação, registrada no Relatório de Visita para Prevenir a Disseminação do Coronavírus nas Obras, a empresa recebe in loco orientações que irão fortalecer as medidas rotineiras de saúde e segurança de seus empregados, com destaque para iniciativas e ferramentas destinadas a proteger a mão de obra da Covid-19.

Durante a vistoria preventiva é verificado se a obra está adotando e cumprindo medidas como medição diária da temperatura dos funcionários, novas rotinas de higienização dos ambientes, readequação dos espaços (refeitórios, vestiários e demais ambientes compartilhados), de forma a evitar aglomerações. Na oportunidade, também são atualizadas informações sobre os protocolos de procedimentos em vigor.

A última apuração de dados estatísticos referentes a esta ação demonstra que as empresas vêm cumprindo satisfatoriamente as recomendações sanitárias das autoridades públicas de saúde, que norteiam o protocolo de bioproteção elaborado pelo Seconci-MG. De janeiro a julho deste ano, dos 23 itens auditáveis do questionário aplicado nas visitas, alcançamos uma média de 93% dos quesitos atendidos, e somente 7% não foram contemplados como deveriam. A equipe do Departamento de Segurança do Trabalho visitou 274 canteiros neste período (cerca de 40 canteiros por mês), alcançando um público de 9.059 trabalhadores.

Outras ações de apoio às empresas 

Teleorientação sobre a Covid-19

Com o propósito de esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre a Covid-19, o Seconci-MG colocou à disposição de suas associadas a Telecovid. Direcionada para usuários de seus serviços (titulares e seus dependentes cadastrados) a teleconsulta acontece sob demanda e deve ser previamente agendada no Departamento de Serviço Social.

No teleatendimento o interlocutor irá falar com um médico do Seconci-MG, que prestará esclarecimentos sobre sintomas, exames disponíveis nas redes pública e privada de saúde, sinais que podem evoluir para a gravidade da doença, orientações sobre contatos e isolamento social em geral, no trabalho e no ambiente domiciliar, tempo de afastamento para situações específicas, entre outras questões fundamentais relacionadas à Covid-19 – tudo com base nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Portaria Conjunta nº 20.

Através do atendimento remoto de orientação sobre a Covid-19, os pacientes não precisam se deslocar até o Seconci-MG para solucionar dúvidas sobre a doença ou outras questões pontuais relacionadas, diminuindo a circulação de pessoas na entidade e consequentemente a disseminação do novo coronavírus.

Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG focado no enfrentamento da COVID-19

Tradicional no calendário de ações do Seconci-MG e do Sinduscon-MG voltadas para a promoção da saúde e segurança, o Prêmio Segurança do Trabalho Sinduscon-MG/Seconci-MG  teve uma abordagem diferente em 2020 e na edição deste ano, contemplando a situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19.

Para dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelas empresas do setor da construção civil no enfrentamento da pandemia, estas duas últimas edições do Prêmio sofreram adaptações no seu regulamento. Com um viés motivacional, o objetivo principal foi estimular empregadores e trabalhadores a buscarem soluções práticas e recursos criativos factíveis para conter a disseminação do novo coronavírus no ambiente laboral. Além disso, busca-se oportunizar um arquivo destas boas ideias, que possa ser compartilhado, fortalecendo, assim, a disseminação de uma cultura prevencionista específica.

Produção e veiculação de material orientativo e de sensibilização sobre medidas de bioproteção e para evitar a propagação do novo coronavírus 

O Seconci-MG vem acompanhando, desde o início da pandemia, a evolução da Covid-19 em Belo Horizonte e em sua região metropolitana.  Atento à saúde e segurança de todos os colaboradores da construção civil e com a operacionalização das atividades do setor neste contexto de pandemia, a entidade vem praticando ações de reforço junto às empresas associadas para a promoção e adoção de hábitos de prevenção individual e coletiva, alinhados com as orientações e recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a disseminação do novo coronavírus nos escritórios e canteiros de obras.

Para auxiliar as empresas no desenvolvimento e manutenção de estratégias de enfrentamento da pandemia e prevenir o adoecimento dos trabalhadores, foi criada uma página no site da entidade, que reúne informações sérias, qualificadas, confiáveis e de aplicabilidade prática à população. Este material está disponível na seção Coronavírus, em nosso site, onde se encontram conteúdos relacionados à Covid-19.

O informativo eletrônico da entidade, Seconci News, também repercute campanhas atualizadas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) direcionadas para o combate à Covid-19.

Algumas das produções disponíveis no site:

*Vídeo com orientações sobre como se proteger da contaminação, especialmente em canteiros de obras. Ele contou com a participação da coordenadora médica do Seconci-MG, drª Ana Lúcia Elias de Almeida, e da supervisora da Área de Segurança do Trabalho da entidade, engª Andreia Kaucher Darmstadter, em sua produção, e teve apoio do Sinduscon-MG.

*Vídeo sobre o uso correto das máscaras para prevenção do contágio, desenvolvido em parceria com o Sinduscon-MG, STICBH/Marreta e a Feticom-MG. Nele, o trabalhador é orientado sobre o uso desse item de proteção e segurança sanitária no combate à doença.

* Cartilha em formato digital sobre a Covid-19, que traz orientações e medidas de prevenção ao novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria do Seconci-MG com o Sinduscon-MG e o Sesiminas, e tem como objetivo auxiliar gerentes das áreas administrativas e operacionais na condução de ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades produtivas não interrompidas.

 * Cartazes para download, nos formatos A4 e A3, que podem ser impressos e afixados nos canteiros de obras e escritórios.