Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG participa de live promovida pela MRV

C:\Users\comunica\AppData\Local\Temp\78b0ec4b.png

Na última segunda-feira, 24 de maio, das 16h às 17h, a Supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, participou da Live realizada pela MRV para toda a equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e gestores de Segurança do Trabalho da empresa.

Transmitida em uma rede social interna para cerca de 1200 colaboradores, de estagiários a diretores de obras de todo o país, o evento abordou assuntos relacionados à segurança no trabalho, como os novos textos das normas regulamentadoras que passarão a vigorar a partir de 1º de agosto deste ano. 

A Supervisora do Seconci-MG, que participou ativamente do processo de revisão da NR18, integrando a bancada dos empregadores, falou sobre os três pilares que nortearam as alterações  promovidas na norma: harmonização, simplificação e desburocratização. Ela reforçou que a nova norma deixou de ser uma norma de aplicação, passando a ser uma norma de gestão. Ao evidenciar os procedimentos a serem adotados para resguardar os trabalhadores, o novo texto amplia as responsabilidades de empregadores, engenheiros e técnicos de segurança. A mudança privilegiou o planejamento das atividades e o uso de projetos de proteção coletiva de acordo com as etapas de evolução da obra.

Durante sua apresentação, Andreia destacou o PGR, Programa de Gerenciamento de Riscos que deverá ser elaborado pelas construtoras em substituição ao PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho). Com a denominação de GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), ele será uma obrigação das empresas e não de seus fornecedores contratados, que terão de fornecer à contratante principal os inventários de riscos de suas atividades, a serem contemplados no PGR.