Supervisora do Seconci-MG tem abordado as alterações das NRs e suas implicações na gestão da segurança no trabalho em palestras pelo país

Com o objetivo de auxiliar as empresas da construção civil a traçarem suas estratégias para se adequarem às alterações promovidas nas Normas Regulamentadoras que afetam o setor e colocarem em prática o que demanda a nova realidade, a supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, tem atendido inúmeros convites para falar sobre as novas diretrizes.

A engenheira de segurança, que acompanhou e colaborou ativamente do processo revisional das NRs, vem esclarecendo em linguagem clara, direta e descomplicada o que preconizam as novas redações, mostrando como os novos textos estão mais alinhados aos conceitos de sustentabilidade, implicando em um modelo de gestão da segurança mais forte e equilibrado.

Em suas exposições, ela pontua os avanços alcançados em uma agenda com a qual já se trabalha há muito tempo, a da saúde e segurança do trabalhador dos segmentos produtivos.

Demonstra como as mudanças foram direcionadas para tornar os programas ocupacionais mais unificados e mais factíveis. Com os novos documentos – o inventário de riscos e o plano de ação – é possível verificar tudo o que pode colocar em risco a saúde do trabalhador e estabelecer quais ações devem ser tomadas caso algo ocorra.

Palestras realizadas em outubro 21/10, 22/10 e 27/10

21/10 – Participação no Fórum Seconci Goiás de Saúde e Segurança do Trabalho (FSG/SST) – O Fórum tem como proposta estabelecer um ambiente permanente de discussão sobre os aspectos técnicos relacionados à saúde e segurança do trabalho na indústria da construção.

Criado em 2021, o projeto é voltado aos profissionais de SST das Empresas Seconci Goiás, e está estruturado em uma rede de articulação junto aos diversos agentes ligados ao tema, como os auditores fiscais do Trabalho, promotores de Justiça do Trabalho, empresários, especialistas, consultores, dentre outros. As ações do FSG/SST visam promover um ambiente de trabalho cada dia mais saudável e seguro no âmbito da indústria da construção, através da disseminação de conteúdo atualizado e de qualidade; do estudo e do debate técnico; da capacitação dos profissionais da área da construção civil da região metropolitana; da promoção da cultura de prevenção de acidentes de trabalho; do incentivo à inovação e divulgação das boas práticas de SST.

Na indústria da construção, a nova NR-18 promete descomplicar a gestão de saúde e segurança do trabalho para as empresas em seus canteiros de obras. O encerramento das atividades do PPRA e do PCMAT, dando passagem para o novo PGR/GRO é um marco na nossa história. Diante desse cenário e no intuito de discutir as mudanças que já batem à nossa porta, o FSG/SST iniciou suas atividades promovendo dois workshops. Em outubro, trouxe à discussão os aspectos gerais da revisão normativa, com atenção especial à nova NR-18 e ao PGR/GRO. Em novembro, o tema será a ergonomia na indústria da construção.

No primeiro workshop, “O novo cenário da gestão em SST na indústria da construção”, realizado no último dia 21 de outubro, a supervisora da área de Segurança no Trabalho do Seconci-MG discorreu sobre “As principais mudanças das NRs e suas implicações”.

22/10 – Seminário “A Nova NR-18” – O Instituto Trabalho e Vida, parceiro do Seconci-MG, promoveu no dia 22, o seminário técnico “A Nova NR-18”, realizado no Auditório do Crea-MG, que contou com palestra da supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter. A engenheira  comentou sobre a nova redação da NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), que passa a vigorar de acordo com a Portaria nº 422, de 07/10/2021.

27/10 – Palestra ABRAINC – A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) possui um grupo de Segurança do Canteiro de Obras, que tem como objetivo discutir e disseminar os assuntos relativos à segurança do trabalho, bem como promover as boas práticas relacionadas ao tema.

Nessa linha, tendo em vista as recentes publicações das Portarias de revisão de diversas Normas Regulamentadoras, a associação convidou a supervisora da área de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, para falar sobre o tema em reunião virtual realizada no último dia 27. Na oportunidade, a engenheira de segurança destacou as principais implicações das alterações propostas nas NRs nas diversas rotinas atualmente em prática.