Os talabartes de segurança são conectores temporários que atuam junto aos pontos de ancoragem. Pelo design funcional, permitem que os trabalhadores se mantenham conectados a um ponto específico. Eles são fabricados com materiais flexíveis, resistentes, fáceis de usar e supervisionar, podendo ter, inclusive, absorvedor de impacto integrado.
Os talabartes de segurança são um acessório fundamental para a proteção de trabalhadores em altura e essenciais para minimizar os riscos associados a atividades realizadas. Os talabartes cumprem a função de interromper a queda, mantendo o trabalhador suspenso até o socorro adequado no caso de alguma intercorrência.
Na hora de selecionar o talabarte de segurança, é necessário considerar os seguintes fatores:
- Tipo de trabalho a ser realizado
- Peso do trabalhador
- Altura/Tamanho
É importante também que as empresas se certifiquem de que os talabartes ofereçam conforto e liberdade de movimento e sejam fabricados com materiais de alta qualidade, resistentes ao desgaste e às condições mais exigentes.
A gestão de Segurança deve garantir, junto aos trabalhadores, a contínua verificação do estado dos talabartes, cintos de segurança ou qualquer outro equipamento que seja destinado ao trabalho em altura, principalmente, antes de iniciar as atividades.
O trabalho em altura envolve uma série de aspectos e riscos que não podem ser ignorados, já que as quedas são um dos principais fatores de acidentes na construção, com consequências que variam de lesões graves a fatais para os trabalhadores. Mais do que proteção, investir em segurança é valorizar a vida dos colaboradores.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
(Fonte: Agência CBIC 13/05/2025)