VI Encontro Nacional de SST acontece nos dias 21 e 22 de julho

O “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção” será realizado de forma virtual e gratuita, nos próximos dias 21 e 22, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Seconci Brasil, Seconci-SP e o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O Encontro tem por objetivo promover debates de cunho técnico sobre itens da nova NR-18, e é direcionado a engenheiros civis e de segurança, coordenadores e gerentes de obras, técnicos de segurança e prestadores de serviços.

Na ocasião, será lançada a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2021 com o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”.

No dia 22 de julho, a Supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, que  vivenciou todo o processo de revisão da NR-18, vai coordenar o 3º painel no Seminário Técnico (Trabalho em Altura e Sistema de Proteção Individual de Queda).

Confira a programação prévia:

21 de julho às 9h – Lançamento da CANPAT Construção 2021
22 de julho de 2021 às 9h – Seminário Técnico Nacional da Nova NR-8

14h00 às 15h30 – PAINEL III: TRABALHO EM ALTURA E SISTEMA DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DE QUEDA (SPIQ)

Proposta: Os palestrantes aprofundarão nos detalhes das alterações quanto ao tema.

  • Marcos Amazonas, especialista em NR 35, técnico de Segurança no Trabalho, diretor técnico na AMZ Equipamentos para Trabalho em Altura
  • Robinson Leme, engenheiro de Segurança no Trabalho, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo – FETICOM-SP e membro da Comissão Tripartite Paritária Permanente do Ministério da Economia – CTPP
  • Moderadora: Andreia Kaucher Darmstadter, engenheira e coordenadora de Segurança do Seconci-MG

Segundo o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes, é um evento que está consolidado no calendário prevencionista nacional. “Desde a primeira edição ele é feito em parceria com o Seconci Brasil, com o Sesi Nacional e com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho. Este ano, a gente vai buscar acompanhar o tema da CANPAT Nacional, que é a segurança e saúde no trabalho como um valor para construção civil e para o Brasil”, disse.

Para o presidente da Comissão, é importante utilizar os eventos da CANPAT para mostrar para a sociedade que segurança e saúde no trabalho não são apenas um investimento ou um tipo de gasto dentro das empresas como equipamentos de EPI e treinamentos.

“Muito pelo contrário, a segurança e a saúde como valor podem elevar e melhorar a imagem da empresa perante a sociedade, podem tornar o trabalhador mais produtivo, afinal de contas, uma obra segura, organizada, produtiva, é, por consequência, lucrativa também. Isso é muito importante também para buscar o bem-estar dos trabalhadores dentro do canteiro, maior engajamento deles em relação ao trabalho. Ou seja, investir em segurança e saúde no trabalho tem um retorno muito positivo para a empresa, para a sociedade, para o Brasil e para a economia como um todo”, afirmou.

Fernando Guedes ainda ressaltou o setor da construção civil como um segmento que emprega muito e é altamente intensivo no uso de mão de obra. “Por isso a importância das iniciativas da CBIC de divulgar nacionalmente as boas práticas em segurança e saúde do trabalho”, concluiu.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

(Com informações da Agência CBIC – 06/07/21)