logo-seconci-mg

Marcação de consultas: 08:00 às 12:00 | 13:30 às 17:00 horas

Odontologia e Medicina Assistencial

(31) 3449-8002 ou (31) 3449-8003

Medicina Ocupacional

(31) 3449-8040 ou (31) 3449-8041

Colaboradores da Construtora Sudoeste discutem violência doméstica e familiar em sua Sipat

A Construtora Sudoeste contou com o apoio do Seconci-MG em sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada entre os dias 15 e 19 de julho. Além de duas palestras ministradas pela Dra. Elza Beatriz Brandão, ginecologista que atende na entidade, a empresa recebeu a Dra. Daniela da Cunha Pereira, juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ibirité, que, dando sequência a um projeto educativo e de conscientização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Seconci-MG, falou sobre violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em sua palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a médica Elza Brandão abordou de forma esclarecedora dúvidas e mitos sobre estas doenças, mostrando que algumas delas , quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente e a tempo, podem evoluir para complicações graves. Ela falou, ainda, sobre a importância do uso do preservativo para prevení-las. O outro tema tratado pela profissional de saúde foi Drogas lícitas e ilícitas. A abordagem do assunto apontou o impacto do uso dessas substâncias na vida e na integridade física e psicológica de quem as consomem, muitas vezes acarretando comportamentos violentos.

O tema Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher fechou a programação da Sipat 2019 da Sudoeste. Ele tem sido levado aos canteiros de obras de empresas associadas ao Seconci-MG, mediante uma parceria firmada entre a entidade e o TJMG, através de sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV). O objetivo é estimular em vários públicos uma reflexão sobre essa realidade social, que vem se repetindo em nossa sociedade e abala toda a dinâmica familiar. Juízes e outros profissionais envolvidos com o Projeto Construindo Igualdades vêm fazendo palestras de sensibilização, que apontam o ciclo da violência familiar, sua origem e consequências. Ao se estabelecer um diálogo aberto e franco sobre o problema, espera-se a mudança de atitude. O assunto suscitou várias perguntas e comentários por parte dos colaboradores da empresa.

Caso sua empresa deseje receber palestras como as realizadas na Sudoeste, entre em contato com o Departamento de Serviço Social do Seconci-MG. O setor irá verificar a disponibilidade dos palestrantes e informará sobre os requisitos necessários. Os pedidos de palestras não ministradas por profissionais da casa são encaminhados às entidades parceiras, como o TJMG, que também irão averiguar a possibilidade de atendimento. 

As solicitações podem ser encaminhadas para o e-mail social2@seconci-mg.org.br. Além de sua razão social, a empresa deverá informar data, local e horários pretendidos para realização da palestra, bem como número de ouvintes e contato de um responsável para as tratativas pertinentes à organização do evento.