Empresas promovem eventos para explicar as mudanças na CIPA (NR5), que incluem a prevenção e o combate ao assédio

Nesta última semana, nos dias 28 e 29 de agosto, a supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, ministrou duas palestras para colaboradores da Construtora Agmar. A engenheira foi convidada pela empresa para falar sobre as alterações recentes na NR 5 e seus impactos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

As empresas com CIPA constituída tiveram um prazo para se adequar às mudanças e adotar medidas de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho.

O Seconci-MG vem auxiliando as construtoras a orientarem e sensibilizarem seus empregados sobre as novas regras de conduta a respeito do assédio sexual, que devem ser incorporadas nas diretrizes internas das organizações e amplamente divulgadas e difundidas. Em sua palestra, Andreia esclarece a diferença entre assédio moral e assédio sexual no ambiente laboral e explica o envolvimento da CIPA com esta questão. Ela chama a atenção para a necessidade da empresa definir, antes de promover palestras sobre o tema,  um processo para o recebimento, acompanhamento e apuração das denúncias de situações de assédio e, quando pertinente, os procedimentos administrativos e jurídicos cabíveis.

Para solicitar esta palestra, a empresa deverá encaminhar um e-mail para seguranca@seconci-mg.org.br informando sobre a data pretendida para a realização do evento, o horário (que deverá estar adequado ao expediente de trabalho da palestrante), o nº de participantes (ouvintes) e o nome e telefone de uma pessoa de contato, para as tratativas operacionais relacionadas. Cabe à empresa providenciar o deslocamento (ida e volta) da palestrante até o local da palestra e o retorno à sede do Seconci-MG.

Compreendendo o assédio através do teatro – O grupo de produção audiovisual Todo Cultura, parceiro do Seconci-MG, desenvolveu esquetes cênicos e vídeos para abordar o assédio nas empresas – uma forma simples e explicativa de compartilhar conteúdos a respeito do assunto.  A representação de situações que retratam comportamentos abusivos é um recurso para se conectar com os funcionários e estimular a discussão de temas sensíveis. Por meio de uma intervenção emocionante, informativa e interativa, os atores captam a atenção dos ouvintes e  provocam uma reflexão sobre a importância de desenvolver uma cultura de respeito e empatia. Também é uma forma de mostrar o interesse da empresa em estabelecer e assegurar uma convivência mais saudável.

Para conhecer as produções do Todo Cultura  e contratar uma apresentação cênica sobre este e outros temas relacionados a comportamento, saúde e segurança, faça contato pelos seguintes canais:

Escritório: (31)3032-0462

Geraldo: (31)9 9159-6927

Rangel: (31) 9 8454-4799

Site: www.todocultura.com.br 

YouTube: @todocultura8509 

Linkedin: @todocultura 

Empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG têm desconto no valor do investimento.