Parcerias estratégicas do Seconci-MG: TJMG

No final de 2018, o Seconci-MG recebeu um convite inusitado e desafiador: trazer para o âmbito da construção civil, através de eventos educativos, a discussão da violência doméstica e familiar. O convite partiu do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e resultou no Projeto “Construindo Igualdades”, levado, em parceria, às obras e sedes das construtoras mineiras.

Através de palestras, seminários, campanhas e outros eventos que oportunizem uma abordagem do tema, profissionais (juízes, advogados, assistentes sociais, psicólogos, policiais civis e militares etc.)  que atuam no enfrentamento da violência doméstica em suas áreas de atuação estabelecem um debate com o público, mostrando como ela se origina e se desenvolve em um contexto de relações desiguais de poder entre os gêneros, afetando o equilíbrio das relações interpessoais na esfera familiar e laboral. O propósito do projeto é esclarecer sobre as diversas formas de violência, como ela se manifesta e como pode ser combatida, em favor de uma convivência familiar e social mais harmônica, que preserve a saúde mental e a qualidade de vida.

O Departamento de Serviço Social do Seconci-MG articula contatos e providências junto à Comsiv/TJMG para organização dos eventos. A empresa interessada em promover a palestra deve encaminhar uma solicitação formal ao referido setor (social2@seconci-mg.org.br) informando sobre o local para sua realização, data e horário pretendidos, estimativa de público (quantidade de participantes), bem como nome e telefone de contato de um interlocutor, para as tratativas pertinentes.

Desde o início do projeto, já foram promovidos 63 eventos, alcançando um público de mais de 8 mil ouvintes. Ao colaborar com a erradicação da violência doméstica e familiar, o Seconci-MG reafirma o exercício da responsabilidade social empresarial, trazendo luz e reflexão para questões sociais importantes e urgentes, que afetam a dinâmica familiar e impactam o ambiente de trabalho. Uma oportunidade para compreender estas temáticas sob uma perspectiva crítica e buscar novos padrões de relacionamento, pautados pelo respeito mútuo, pela tolerância, pelo diálogo, ampliando a capilaridade dessa ação educativa.

Em 2023 o Seconci-MG foi um dos finalistas do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, com o projeto “Construindo Igualdades”. Fruto da parceria, a entidade também foi contemplada com o selo “Mulheres Libertas”, concedido pelo TJMG a pessoas e organizações que, por meio de ações inseridas no âmbito de suas atividades, contribuem para a prevenção e o combate à violência doméstica e para a promoção da igualdade de gênero.