Categorias
noticia_destaque

Se informe sobre a Covid-19 em nosso site

O Seconci-MG vem acompanhando, desde o início da pandemia, a evolução da Covid-19 em Belo Horizonte e em sua região metropolitana.  Atento à saúde e segurança de todos os colaboradores da construção civil e com a operacionalização das atividades do setor neste contexto de pandemia, a entidade vem praticando ações de reforço junto às empresas associadas para a promoção e adoção de hábitos de prevenção individual e coletiva, alinhados com as orientações e recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), para conter a disseminação do novo coronavírus nos escritórios e canteiros de obras.

Buscando auxiliar o setor a desenvolver estratégias de enfrentamento da pandemia e prevenir o adoecimento dos trabalhadores, criamos uma página em nosso site que reúne informações sérias, qualificadas, confiáveis e de aplicabilidade prática à população. Você pode encontrar esse material na seção “Coronavírus”, onde reunimos conteúdo relacionado à Covid-19. Para acessar a página, clique aqui

Além desses materiais, o espaço também traz o conteúdo produzido pelo Seconci-MG especialmente para suas empresas associadas, com o apoio de seus profissionais de saúde e de segurança do trabalho. 

O primeiro vídeo produzido traz orientações sobre como se proteger da contaminação, especialmente em canteiros de obras. Ele contou com a participação da Coordenadora médica do Seconci-MG, Dra. Ana Lúcia Elias de Almeida, e da Supervisora da Área de Segurança do Trabalho da entidade, Engenheira Andreia Kaucher Darmstadter, em sua produção, e teve apoio do Sinduscon-MG. 

O mais recente trata do uso correto das máscaras para prevenção do contágio, desenvolvido em parceria com o Sinduscon-MG, STICBH/Marreta e a Feticom-MG. Nele, o trabalhador é orientado sobre o uso desse item de proteção e segurança sanitária no combate à doença. Lembramos que sua utilização não substitui a higienização frequente das mãos, e que é necessário ter cuidado no seu manejo. 

Também foi produzida uma cartilha em formato digital sobre a Covid-19, que traz orientações e medidas de prevenção ao novo coronavírus. A iniciativa é uma parceria do Seconci-MG com o Sinduscon-MG e o Sesiminas, e tem como objetivo auxiliar gerentes das áreas administrativas e operacionais na condução de ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades produtivas não interrompidas e que serão retomadas. Também foram disponibilizados cartazes nos formatos A4 e A3, que podem ser impressos e afixados nos canteiros de obras e escritórios. 

Categorias
Uncategorized

Conheça a campanha Doe Órgãos 2020

No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data busca conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e trazer à tona conversas sobre o tema com familiares e amigos. A Secretaria Estadual de Saúde, a SES, é parceira do Sconci-MG em suas ações de saúde, e, em setembro, iniciou mais uma campanha de doação de órgãos. 

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS) financia 92% dos procedimentos relacionados ao transplante no país. No SUS, os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. O Estado de Minas Gerais realiza transplante dos seguintes órgãos e tecidos: coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas, pele, rim, rim conjugado com pâncreas e tecido músculo esquelético.

Como uma pessoa pode se tornar doadora

Em vida, o doador deve ser cidadão juridicamente capaz, que, nos termos da lei, possa doar órgão ou tecido – rim ou medula óssea e, ocasionalmente, parte do fígado ou do pulmão – sem comprometimento de sua saúde e aptidões vitais. Deve ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por médico para realização de exames que afastem doenças as quais possam comprometer sua saúde, durante ou após a doação. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.

E você, deseja ser doador de órgãos? Converse com sua família e informe seus familiares sobre sua vontade.

Saiba mais sobre a campanha Doe Órgãos 2020 no site da Secretaria: https://www.saude.mg.gov.br/doeorgaos.

Categorias
Uncategorized

Saiba como o Seconci-MG está funcionando durante a pandemia

Com o relaxamento gradual da quarentena imposta pela Covid-19 e a diminuição de restrições estabelecidas pelos órgãos governamentais e oficiais de saúde no enfrentamento da pandemia, o Seconci-MG vem normalizando seu funcionamento e ampliando o atendimento das demandas de seus associados.

Com foco na preservação da saúde de seus colaboradores e dos usuários de seus serviços, a entidade vem executando uma reestruturação organizacional e segue cumprindo medidas e protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Foram respeitadas contingências de cunho legal, como afastamento de funcionários pertencentes a grupos de risco, e a diminuição do número de consultas, evitando aglomerações e reduzindo a circulação e o contato físico próximo com outras pessoas. Além disso, o maior espaçamento entre um atendimento e outro possibilita um intervalo maior para higienização dos consultórios, seguindo os procedimentos de desinfecção destes locais, diminuindo, assim, a chance de contaminação. 

A higienização dos consultórios médicos e odontológicos está acontecendo com maior rigor e cuidados redobrados. Não está sendo permitida a entrada no Seconci-MG sem o uso de máscara, e, para garantir o distanciamento entre os pacientes, foram isoladas algumas cadeiras na recepção. Também foram retirados jornais e revistas, eliminando mais um objeto de contato coletivo.

Além da disponibilização de álcool em gel em dispensers, está sendo aferida a temperatura de pacientes antes do atendimento a ser prestado. Aqueles que apresentam sintomas sugestivos da Covid-19 (sintomas gripais como tosse, febre, dor de garganta, coriza, e mal estar geral) estão sendo orientados a retornarem às suas residências e a entrarem em contato, preferencialmente, com os canais de teleorientação sobre a doença, inclusive no Seconci-MG. O reagendamento da consulta será feito conforme orientação recebida do profissional de saúde que fez a avaliação clínica do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. A casa permanece encerrando suas atividades às 17h30. 

Confira o atendimento em cada setor, lembrando que a evolução dos indicadores estratégicos da pandemia é dinâmica e estas informações podem sofrer alterações de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Os procedimentos e rotinas operacionais divulgados também estão sujeitos a alterações. 

Atendimento odontológico

Foram retomados os procedimentos disponíveis, com redução do número de consultas de cada profissional, respeitando os protocolos exigidos para a prestação do atendimento e as recomendações da legislação nesta circunstância de pandemia. Só estão sendo atendidos pacientes que se encaixam nestes protocolos, com avaliação (triagem) prévia.

Permanece o atendimento das emergências odontológicas nos turnos da manhã (08h00 às 12h00) e da tarde (13h30 às 16h30). 

Está temporariamente suspenso o atendimento odontológico nas obras através das Unidades Móveis Odontológicas (UMOs).

Atendimento na Medicina Assistencial

As consultas médicas assistenciais nas especialidades de cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e urologia estão sendo realizadas com agendamento reduzido, conforme orientação dos órgãos oficiais de saúde.

Atendimento na Medicina Ocupacional

Atenção: a MP 927/março de 2020, que, no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho, suspendia a obrigatoriedade de realização dos exames clínicos ocupacionais e respectivos exames complementares, não foi renovada pelo senado, tendo perdido a validade a partir de 20/07/2020. Desta forma, as empresas devem retomar o agendamento de seus exames clínicos ocupacionais e respectivos exames complementares. 

Informações, orientações e agendamento de consultas deste setor podem ser feitos pelos telefones: 31- 3449-8040 e 3449-8041 ou através dos e-mails : pcmsoadm@seconci-mg.org.br e pcmsomarcacao1@seconci-mg.org.br

Atendimento na área de Segurança do Trabalho

Estão sendo realizados, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35) – veja matéria a respeito nesta edição do Seconci News.

O Departamento de Segurança do Trabalho mantém os expedientes administrativos  e pode ser contactado pelo telefone (31) 3449-8032 ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br, das 7h30 às 11h30.

Informações importantes 

Locais especializados em Covid-19, ambos funcionando das 7h às 19h:

Centro Especializado em Covid-19 (Rua Domingos Vieira, nº488- Santa Efigênia) 

Centro de Doenças Respiratórias /Covid-19/ CDR-Covid (Rua Padre Pedro Pinto, nº175-UPA Venda Nova) 

Baixe o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponível no Google Play e na App Store, e faça uma autoavaliação, triagem e consulta médica sem sair de casa. Por meio do celular, este aplicativo possibilita a realização de um autoatendimento para covid-19, que pode descartar suspeita de contaminação ou encaminhar o usuário para uma teleconsulta com médicos, enfermeiros e psicólogos da Rede Fhemig.

Categorias
Uncategorized

Terrazzas promove vacinação para seus colaboradores com apoio do Seconci-MG

Com intermediação dos Departamentos de Serviço Social e de Medicina Assistencial do Seconci-MG  junto à Gerência de Assistência, Epidemiologia e Regulação Centro Sul (Gaere-Centro Sul/PBH), a associada Terrazzas promove, nos dias 10 e 11 de setembro, vacinação em  suas obras localizadas na região centro-sul da capital. 

Cerca de 190 colaboradores receberam as vacinas da Gripe (influenza), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e contra o tétano. A iniciativa faz parte de uma campanha de imunização nas obras promovida pela empresa. Com o apoio do Seconci-MG, foram realizados  contatos junto ao Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, para verificação da possibilidade de realização da vacinação no próprio local de trabalho. 

O Seconci-MG esclarece que o atendimento deste tipo de demanda está sujeito à avaliação da disponibilidade das Gaeres , bem como da pertinência e estrutura de realização do gesto vacinal no local de trabalho. Ressalta, ainda, que a população pode se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde da capital, bastando comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência ou do local de trabalho munido do cartão de vacinação. O ideal é que a caderneta de vacinação esteja atualizada, lembrando que quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, podendo se tornar um eventual transmissor de doenças, em especial para grupos mais vulneráveis – crianças e idosos.

 A vacina da Gripe não evita a Covid-19, mas impede a ocorrência de gripe grave e com isso reduz a vulnerabilidade dos sistemas respiratório e de defesa. O Sarampo é uma doença infecciosa grave, transmitida pela fala, tosse e espirro e extremamente contagiosa. Ela está em circulação no país e é caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele e descamação. A vacina disponível no SUS é a única forma de prevenção à doença. Independente da situação vacinal, é necessário receber uma nova dose.   Ao se imunizar, a pessoa reduz também o número de casos e a pressão sobre o sistema de saúde, que atualmente prioriza a abertura de espaços para atendimento da Covid-19.

Categorias
Uncategorized

Teleorientação sobre a Covid-19 no Seconci-MG

Com o propósito de esclarecer dúvidas e prestar orientações sobre a Covid-19, o Seconci-MG colocou à disposição de suas associadas a Telecovid. Direcionada para usuários de seus serviços (titulares e seus dependentes cadastrados) a teleconsulta deve ser previamente agendada no Departamento de Serviço Social, através do telefone (31)3449-8005

No teleatendimento, o interlocutor irá falar com um médico do Seconci-MG, que prestará esclarecimentos sobre sintomas, exames disponíveis nas redes pública e privada de saúde, sinais que podem evoluir para a gravidade da doença, orientações sobre contatos e isolamento social em geral, no trabalho e no ambiente domiciliar, tempo de afastamento para situações específicas, entre outras questões fundamentais relacionadas à Covid-19 – tudo com base nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Portaria Conjunta nº 20. 

A teleorientação é um recurso que auxilia o atendimento médico para triagem ou para elucidação de pequenas dúvidas, reduzindo as possibilidades de exposição ao novo vírus. Através desta ferramenta é possível ter uma avaliação prévia dos casos que se enquadram como suspeitos ou prováveis da doença e sobre o que fazer ao apresentar sinais e sintomas, que variam de uma pessoa para outra.

Através do atendimento remoto de orientação sobre a Covid-19, os pacientes não precisam se deslocar até o Seconci-MG para solucionar dúvidas sobre a doença ou outras questões pontuais relacionadas, dimunuindo a circulação de pessoas na entidade e consequentemente a disseminação do novo coronavírus.

Categorias
Uncategorized

Treinamentos Admissional e de Trabalho em Altura podem ser feitos no Seconci-MG

Respeitando os protocolos de saúde e segurança impostos pela pandemia de Covid-19, o Seconci-MG segue disponibilizando diariamente, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35). Ambos são ministrados por profissionais do Departamento de Segurança do Trabalho da entidade e precisam ser previamente agendados. 

Segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR18), todos os empregados da construção civil devem receber um treinamento admissional antes de iniciarem o trabalho. O objetivo é garantir a execução segura das atividades laborais. Nele, o participante recebe informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho, é alertado sobre os riscos inerentes à sua função e se atualiza sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) existentes no canteiro de obra.

Para inscrever um ou mais empregados no Treinamento Admissional promovido pelo Seconci-MG, a empresa associada deve agendar essa participação até às 13h00 do dia útil anterior, através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. Neste e-mail deve constar: a data pretendida do treinamento, o nome e telefone de contato da empresa, além dos seguintes dados de cada participante: nome completo, função e data da sua admissão.

Já a Capacitação para Trabalho em Altura está prevista na NR35, que estabelece ser de responsabilidade do empregador oferecer este tipo de treinamento ao empregado, a fim de que este possa realizar com segurança qualquer trabalho dessa natureza. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada em níveis diferentes, na qual exista risco de queda capaz de causar acidentes. No Seconci-MG ela também é ofertada sob demanda e conta com um módulo teórico e outro prático, realizado em uma torre de treinamento específica, na própria sede da entidade.

O conteúdo programático do curso de Trabalho em Altura aborda normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, os riscos potenciais inerentes a este tipo de atividade, medidas de prevenção e controle, os EPIs adequados, bem como sua seleção, inspeção, conservação e limitação de uso. O instrutor discorre, também, sobre os acidentes típicos em trabalho em altura e sobre condutas apropriadas em situações de emergência, incluindo noções básicas de Primeiros Socorros. Para participar deste treinamento é imprescindível a apresentação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) no ato da inscrição, comprovando a aptidão para o trabalho em altura. A empresa do participante também deverá disponibilizar os equipamentos que serão utilizados durante o módulo prático: capacete com jugular, cinto de segurança tipo paraquedista, botina de segurança, duplo talabarte, luva pigmentada e uniforme de trabalho higienizado.  

Mais informações sobre estes treinamentos, incluindo o valor do investimento, que tem custo subsidiado para associados, podem ser obtidas através do telefone (31)3449-8032, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 14h30.

Categorias
Uncategorized

Seconci-MG realiza vistorias preventivas voltadas para o enfrentamento da Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, as empresas da construção civil vêm adequando seus ambientes e rotinas laborais às exigências de enfrentamento da doença, buscando evitar a disseminação do novo coronavírus, para salvaguardar a saúde e segurança de seus colaboradores. Os protocolos e condutas específicos deste novo cenário passaram a permear toda a dinâmica das obras: da aferição de temperatura dos trabalhadores no início da jornada à fixação de dispensers de álcool em gel em vários pontos do canteiro; da demarcação de espaços nos refeitórios para garantir o distanciamento físico durante as refeições ao escalonamento dos horários de entrada e saída do trabalho- para evitar aglomeração.

Reafirmando sua atuação na área da responsabilidade social, o Seconci-MG  vem colaborando com suas  associadas neste processo de readequação do ambiente de trabalho. Entre as ações de apoio, a entidade lançou a Visita Covid, intervenção educativa para checar se as empresas estão observando as recomendações e determinações dos órgãos governamentais e oficiais de saúde neste contexto de enfrentamento da pandemia.

De caráter preventivo e educativo, as vistorias nos canteiros de obras acontecem sob demanda e visam a contribuir, com as empresas que as solicitam, no monitoramento da saúde e segurança de seus empregados durante a pandemia – lembrando que as questões previstas nas normas que regulam o setor não podem ser negligenciadas, no máximo ajustadas às contingências da Covid-19, até o limite da preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores e à luz do que preconizam a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Economia/Secretaria do Trabalho. 

Durante a vistoria, profissionais dos departamentos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho do Seconci-MG preenchem o Relatório de Visita para Prevenir a Disseminação do Coronavírus nas Obras, um Cheklist elaborado pelas duas áreas que norteia a verificação das medidas adotadas pela empresa com vistas à prevenção e redução do contágio pelo novo coronavírus no ambiente de trabalho.  São dadas, também, orientações in loco sobre como conduzir na prática o enfrentamento da Covid-19, atualizando-se informações sobre os protocolos previstos, de acordo com as eventuais alterações na legislação específica. 

A Visita Covid destina-se a empresas de construção civil associadas ao Seconci-MG e pode ser solicitada através de um e-mail criado especificamente para esta ação: visitacovid@seconci-mg.org.br. Os departamentos responsáveis entram em contato para agendar o dia e horário da vistoria preventiva, com todos os cuidados que a inciativa requer. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (31)3449-8006 ou 3449-8041.