Ao longo da sua história, o Seconci-MG desenvolveu um olhar acurado para as leis e normas relacionadas à saúde do trabalhador. A entidade dispõe de dois departamentos especializados na gestão de expedientes relacionados à saúde e segurança no trabalho.
Com uma atuação multidisciplinar e sistematizada, os setores de Medicina Ocupacional e Segurança no Trabalho apoiam as empresas na elaboração e implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Os programas se complementam. Enquanto o PGR foca na avaliação, identificação, mapeamento e controle dos riscos ocupacionais, o PCMSO, a partir destes riscos, realiza as consultas ocupacionais e exames complementares, e busca a promoção da saúde e a prevenção de adoecimento e de acidentes.
Ao deixarem de adotar práticas e medidas preventivas de acidentes e doenças do trabalho, as empresas descumprem normas que concorrem para preservar a saúde física e mental de seus funcionários, ficando sujeitas a litígios legais, multas trabalhistas e ações indenizatórias.
Mediante assinatura de um convênio específico, com custo acessível, as empresas conveniadas ao Seconci-MG podem optar por desenvolver seu PCMSO na entidade, que conta com uma equipe de profissionais com expertise nas questões que afetam o trabalhador da construção civil, oferecendo um amplo suporte no desenvolvimento deste programa ocupacional, sempre alinhado com as exigências e especificidades normativas que envolvem este segmento produtivo.
Veja o que o nosso contrato oferece:
– Contempla o número de trabalhadores da empresa, independente do número de consultas realizadas.
– Abrange o PCMSO propriamente dito, alinhado com a nova NR 07, médico coordenador e emissão de Relatório Analítico anual.
– Inclui todas as consultas ocupacionais: admissional, periódico, demissional, mudança de risco e retorno ao trabalho.
– Disponibiliza um pacote de exames complementares, realizados no próprio Seconci-MG, com destaque para audiometria, eletrocardiograma, glicemia, hemograma completo, entre outros.
– Oferece Avaliação da Acuidade Visual e Programa de Conservação Auditiva (PCA), quando indicado.
– Atende as RACs (Requisitos de Atividades Críticas) para situações críticas cobradas por empresas contratantes de grande porte, sem custos adicionais.
– Presta orientações para entendimento do cenário envolvendo a legislação trabalhista e previdenciária, voltada especificamente para a construção civil.
– Oferece suporte nos casos de afastamentos pelo INSS, readequação de atividades e/ou funções.
– Auxilia na elaboração de recursos frente ao INSS nos casos de nexo ocupacional indevido.
– Auxilia nas tratativas relacionadas ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP).
– Presta orientações quanto aos documentos a serem apresentados em auditorias do Ministério do Trabalho e Ministério da Previdência.
– Realiza o envio do evento S-2220 (evento de ASO) ao eSocial, sem custo. A empresa pode delegar ao Seconci-MG o envio dos respectivos dados ou optar pela disponibilização do arquivo XML para que ela própria faça este envio.
– Realiza o envio ao eSocial do evento S-2240 (PPP) para empresas que fazem o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) com o Seconci-MG.
Para obter mais informações e conhecer detalhes da dinâmica de atuação do Seconci-MG nesta área, entre em contato com o nosso Departamento de Medicina Ocupacional através dos telefones (31) 3449-8036, 3449-8041 e (31) 97211-0082 (WhatsApp) ou do e-mail pcmsoadm@seconci-mg.org.br.
Informações sobre valores do investimento: Setor de Arrecadação, através do telefone (31)3449-8013 ou pelo e-mail marcelapinheiro@seconci-mg.org.br