Com o objetivo de trocar experiências, alinhar condutas e atualizar conhecimento sobre temas que impactam suas rotinas de prestação de serviços e atendimentos ao trabalhador da construção civil e seus dependentes, cerca de 80 representantes dos Seconcis de todo o país se reuniram nos dias 26 e 27 de setembro, na sede do Seconci-MG, para mais uma edição do “Encontro Nacional de Seconcis – ENSE”.
Durante os dois dias, representantes das áreas técnicas (Administração, Odontologia, Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e Assistencial e Serviço Social) dos Seconcis debateram temas como Saúde Mental e o estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável, Atualizações sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e sua interface com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Lei Geral de Proteção de Dados e O cenário econômico contemporâneo no setor da construção, entre outros.
O presidente do Seconci-MG, Ricardo Catão Ribeiro, reforçou o caráter familiar do Encontro e agradeceu a presença de todos. “Há 9 anos, fomos anfitriões deste evento e é um prazer receber todos aqui novamente, confirmando que esse trabalho dos Seconcis se tornou referência em responsabilidade social e promoção do capital humano”, disse Catão.
Estiveram também na abertura do ENSE 2024, o vice-presidente de Relações Trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Felipe Boaventura. Pelo Seconci-MG, compareceram a ex-presidente da entidade e atual vice-presidente de Planejamento, Danuza Mohallem, e o vice-presidente Administrativo- Financeiro, Márcio Afonso Pereira. Na ocasião, o superintendente executivo do Seconci-MG, Ivon Ribeiro de Godoy, foi homenageado e recebeu uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo tempo de dedicação e compromisso na gestão do Seconci-MG ao longo de 32 anos.
Logo após a abertura, a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargadora Evangelina Castilho Duarte, ministrou uma palestra sobre o tema “Violência Doméstica e Familiar”. Ela também falou da parceria com o Seconci-MG, que existe desde 2018, para o desenvolvimento do projeto “Construindo Igualdades”, que tem levado conscientização e mobilização em torno do combate e prevenção à violência doméstica aos canteiros de obras de Belo Horizonte.
Em seguida, representantes dos Seconcis de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais participaram do painel “Como o Seconci pode auxiliar as empresas no estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável no que se refere à saúde mental dos trabalhadores”. Cada um apresentou seu projeto de abordagem da saúde mental e os dados de atendimentos prestados aos trabalhadores. Antes das reuniões técnicas, o auditor-fiscal do trabalho, Mário Parreiras de Faria, ministrou uma palestra sobre os Programas Ocupacionais PCMSO e PGR.
Além das reuniões técnicas, o segundo dia contou com uma palestra da assessora jurídica do Seconci-MG, Daniela Souza, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e uma apresentação sobre o seguro de vida PASI, ministrada pelo gerente de relações institucionais da empresa, André Araújo. Além disso, o Seconci Paraná também fez uma apresentação sobre uma plataforma que está sendo desenvolvida para importação de dados do e-Social em substituição à SEFIP, serviço de agendamento, marcação de consultas e envio de e-Social.
Durante a reunião de administradores, o presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro, reforçou o papel da associação. “A gente atuava como uma comissão dentro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e fomos vendo a necessidade de criar uma associação que pudesse angariar novos Seconcis e também atuar a favor dos que estão em funcionamento, além de fiscalizar a atuação de todos que estão em atividade”, disse Antônio Carlos.
Na parte da tarde do último dia de evento, o superintendente ambulatorial do Seconci-SP, Giancarlo Brandão, ministrou palestra com o tema ‘As oportunidades estratégicas das áreas ocupacionais para o crescimento e fortalecimento do Seconci’. Finalizando as palestras do ENSE 2024, a economista Ieda Vasconcelos, da CBIC e do Sinduscon-MG, esteve no evento falando sobre o cenário econômico no setor da construção. Em sua fala, Ieda abordou o momento atual da economia, taxa de juros, falta de mão de obra e as previsões para o setor da construção nos próximos meses.
O ENSE acontece uma vez por ano e tem por objetivo reunir todas as instituições em funcionamento para troca de ideias, apresentação de projetos e resultados da atuação das entidades em suas respectivas regiões. Em 2025, o Encontro será realizado na cidade de Curitiba, tendo como anfitrião o Seconci-PR.
(Fonte: Com informações do Seconci Brasil)