Seconci-MG mobiliza empresas e trabalhadores em ações de conscientização no Outubro Rosa

Palestras, vídeo educativo e campanha de arrecadação de lenços e bandanas reforçam o compromisso da entidade com a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher.

O Seconci-MG intensifica, neste mês de outubro, sua atuação na campanha Outubro Rosa, com uma série de iniciativas voltadas à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

Entre as ações realizadas estão palestras em canteiros de obras e sedes de empresas da construção civil, ministradas pela médica ginecologista Elza Brandão, que aborda o tema e orienta os participantes sobre a importância do acompanhamento médico e dos cuidados preventivos. A entidade também está exibindo, na recepção de sua sede, um vídeo educativo com informações e alertas sobre a saúde da mulher, ampliando o acesso à informação e estimulando a adoção de hábitos de cuidado.

Outra iniciativa é uma campanha de arrecadação de lenços e bandanas, que mobiliza os sindicatos patronais da construção civil e pesada, as empresas associadas, seus colaboradores e a equipe do próprio Seconci-MG. As doações serão destinadas, até o final de outubro, a pessoas em tratamento contra o câncer, por meio de hospitais e instituições de referência nessa área. A proposta é oferecer um gesto de acolhimento e solidariedade a quem enfrenta os desafios do tratamento oncológico.

A procura por palestras sobre o tema cresce significativamente durante o Outubro Rosa. Embora o Seconci-MG busque atender às solicitações das empresas, o volume de pedidos nem sempre permite contemplar todas as demandas nesse período.

A prevenção, porém, não deve se limitar a um mês temático. O Seconci-MG reforça junto às empresas associadas a importância de incentivar seus trabalhadores, especialmente as mulheres, a manterem o acompanhamento regular de saúde, agendarem consultas preventivas e buscarem orientação médica sobre os exames indicados para cada caso, considerando a idade, o histórico familiar e os fatores individuais de risco.

Mais do que uma mobilização pontual, o Outubro Rosa é uma oportunidade de fortalecer uma cultura permanente de cuidado, informação e prevenção. Afinal, a atenção à saúde deve fazer parte da rotina durante todo o ano.

Confira aqui a mensagem da supervisora do Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa, sobre os atendimentos na área de Ginecologia e os cuidados de prevenção ofertados pelo Seconci-MG durante todo o ano às trabalhadoras e às dependentes (esposas e filhas) dos funcionários do setor.