Você pode verificar sua saúde ocular no Seconci-MG, inclusive se prevenir do glaucoma

A oftalmologia é uma das especialidades médicas ofertadas no Seconci-MG. As consultas frequentes ao oftalmologista possibilitam a detecção precoce de algumas doenças e o tratamento delas com grande chance de cura ou controle.

No último dia 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, a Secretaria Estadual de Saúde fez um alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença, que não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. A consulta oftalmológica completa inclui procedimentos como exame de refração ocular, biomicroscopia, medição da pressão intraocular (principalmente para os pacientes com mais de 40 anos e automíopes) e fundoscopia. 

“São exames que potencializam uma primeira avaliação de suspeita de glaucoma”, explica a Dra. Kely Cristina Silva, oftalmologista que atende no Seconci-MG. Ela ressalta que o glaucoma é uma patologia que leva à cegueira definitiva, irreversível, mas que, se diagnosticada precocemente, é passível de controle. Daí a importância de ir ao oftalmologista e verificar periodicamente a saúde ocular, aproveitando o acesso a esta especialidade médica.

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina e controle do glaucoma.

O SUS oferece procedimentos para acompanhamento, avaliação e tratamento do glaucoma. Informações nas Unidades Básicas de Saúde.