Conheça a campanha Doe Órgãos 2020

No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data busca conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e trazer à tona conversas sobre o tema com familiares e amigos. A Secretaria Estadual de Saúde, a SES, é parceira do Sconci-MG em suas ações de saúde, e, em setembro, iniciou mais uma campanha de doação de órgãos. 

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS) financia 92% dos procedimentos relacionados ao transplante no país. No SUS, os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. O Estado de Minas Gerais realiza transplante dos seguintes órgãos e tecidos: coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas, pele, rim, rim conjugado com pâncreas e tecido músculo esquelético.

Como uma pessoa pode se tornar doadora

Em vida, o doador deve ser cidadão juridicamente capaz, que, nos termos da lei, possa doar órgão ou tecido – rim ou medula óssea e, ocasionalmente, parte do fígado ou do pulmão – sem comprometimento de sua saúde e aptidões vitais. Deve ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por médico para realização de exames que afastem doenças as quais possam comprometer sua saúde, durante ou após a doação. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.

E você, deseja ser doador de órgãos? Converse com sua família e informe seus familiares sobre sua vontade.

Saiba mais sobre a campanha Doe Órgãos 2020 no site da Secretaria: https://www.saude.mg.gov.br/doeorgaos.