Coordenadora médica do Seconci-MG faz live explicativa sobre envio das informações de SST ao eSocial

Com o objetivo de solucionar dúvidas e facilitar o entendimento das empresas contratantes do PCMSO sobre o que é necessário para estar em conformidade com a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) vigente e com o envio de dados solicitados pelo eSocial, a coordenadora médica do Seconci-MG, Ana Lúcia Elias de Almeida, realizou, na última terça-feira, 12/03, uma live com orientações práticas sobre o mínimo que as empresas precisam fazer.

Destinada a profissionais do DP, RH, SST e demais envolvidos com o tema, a iniciativa visa a auxiliar as empresas que fazem o PCMSO com o Seconci-MG a se adequarem às novas exigências legais, para que fiquem atentas com relação às informações que devem constar no envio dos eventos S-2220 (ASO) e S-2240.

Faça seu PCMSO com o Seconci-MG – Mediante assinatura de um convênio específico, e com custo acessível, empresas associadas podem optar por desenvolver seu PCMSO com o Seconci-MG. O departamento de Medicina Ocupacional da entidade conta com uma equipe de profissionais com expertise nas questões que afetam o trabalhador da construção civil e oferece um amplo suporte no desenvolvimento deste programa ocupacional, sempre alinhado com as exigências e especificidades normativas pertinentes a este segmento produtivo.

O contrato oferecido pelo Seconci-MG se baseia no número de trabalhadores da empresa, independente do número de consultas realizadas. Além do PCMSO propriamente dito, alinhado com a nova NR7, contempla o médico coordenador e a emissão do Relatório Analítico anual.

Além de incluir todas as consultas ocupacionais (admissional, periódico, demissional, mudança de risco e retorno ao trabalho), disponibiliza um pacote de exames complementares, realizados no próprio Seconci-MG, com destaque para audiometria, eletrocardiograma, glicemia, hemograma completo, entre outros. Também são oferecidos Avaliação de Acuidade Visual e o Programa de Conservação Auditiva (PCA), sempre que indicado.

Para saber informações sobre estes e outros benefícios incluídos no convênio para realização do PCMSO, bem como sobre a dinâmica de prestação deste serviço e os valores do investimento, entre em contato com os setores de Medicina Ocupacional e Arrecadação, através dos seguintes telefones e e-mails:

Área Médica Ocupacional

Telefones: (31) 3449-8036, 3449-8041 e (31) 97211-0082 (WhatsApp)

E-mail:  pcmsoadm@seconci-mg.org.br

Setor de Arrecadação

Telefone: (31) 3449-8013

E-mail: marcelapinheiro@seconci-mg.org.br

Atenção: Informamos que a Resolução CFM nº 2376/2024 determina que o médico responsável pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve registrar no Conselho Regional de Medicina (CRM) cada PCMSO sob sua coordenação. O Seconci-MG está providenciando este registro. Esta é uma obrigação do médico.

É necessário informar o e-mail da empresa, e o CRMMG enviará para este e-mail um comunicado sobre o registro, assim como informará, também, no caso de encerramento daquele médico responsável pelo PCMSO de determinada empresa.

Estejam cientes, então, que o CRMMG comunicará à empresa, por e-mail, que o médico responsável pelo seu PCMSO fez o registro. Até o momento NÃO consta que a empresa tenha que se manifestar a respeito, exceto se a informação não for condizente com a realidade.