Funcionamento do Seconci-MG durante a pandemia

Em conformidade com orientações dos órgãos governamentais e oficiais de saúde e visando preservar a saúde de seus colaboradores e dos usuários de seus serviços, o Seconci-MG adotou uma série de medidas de prevenção à Covid-19.

A entidade segue respeitando as novas regras de convivência, bem como contingências de cunho legal – como afastamento de funcionários pertencentes a grupos de risco – e diminuição do número de consultas, para evitar acúmulo de pessoas circulando no ambiente e visando maior espaçamento entre um atendimento e outro, com maior tempo de intervalo para realizar a higienização dos consultórios, seguindo os protocolos de desinfecção destes locais, reduzindo, assim, a chance de contaminação pelo novo coronavírus.

Os procedimentos de higienização nos consultórios médicos e odontológicos estão sendo realizados com mais rigor e cuidados redobrados. Não está sendo permitida a entrada no Seconci-MG sem o uso de máscara, e para garantir o distanciamento entre os pacientes, foram isoladas algumas cadeiras na recepção. Também foram retirados jornais e revistas, eliminando mais um objeto de contato coletivo.

Além da disponibilização de álcool em gel em dispensers, está sendo feita a aferição da temperatura antes do atendimento a ser prestado. Pacientes com sintomas sugestivos da Covid-19 (sintomas gripais como tosse, febre, dor de garganta, coriza, e mal estar geral) então sendo orientados a retornarem às suas residências e a entrarem em contato, preferencialmente, com os canais de teleorientação sobre a doença, inclusive no Seconci-MG. O reagendamento da consulta será feito conforme orientação recebida do profissional de saúde que fez a avaliação clínica do paciente, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. 

O horário de funcionamento da casa foi alterado, com o encerramento das atividades às 17h30. 

Confira o atendimento em cada setor, lembrando que a evolução da pandemia é dinâmica e estas informações podem sofrer alterações de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Os procedimentos e rotinas operacionais divulgadas também estão sujeitas a constantes atualizações.


Atendimento odontológico

Foram retomados os procedimentos disponíveis, com redução do número de consultas de cada profissional, respeitando os protocolos exigidos para a prestação do atendimento e as recomendações da legislação nesta circunstância de pandemia. Só estão sendo atendidos pacientes que se encaixam nestes protocolos, com avaliação (triagem) prévia.

Permanece o atendimento das emergências odontológicas nos turnos da manhã (08h00 às 12h00) e da tarde (13h30 às 16h30). 

Está temporariamente suspenso o atendimento odontológico nas obras através das Unidades Móveis Odontológicas (UMOs).

Atendimento na área médica assistencial

As consultas médicas assistenciais nas especialidades de cardiologia, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia e urologia estão sendo realizadas com agendamento reduzido e direcionadas para atendimento de situações inadiáveis, conforme orientação dos órgãos oficiais de saúde.

Atendimento na área médica ocupacional

Atenção: Informamos que a MP 927/março de 2020, que, no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho, suspendia a obrigatoriedade de realização dos exames clínicos ocupacionais e respectivos exames complementares, não foi renovada pelo senado, tendo perdido a validade a partir de 20/07/2020. Desta forma, as empresas devem retomar o agendamento de seus exames clínicos ocupacionais e respectivos exames complementares. 

Informações, orientações e agendamento de consultas deste setor podem ser feitos pelos telefones : 31- 3449-8040 e 3449-8041 ou através dos e-mails: pcmsoadm@seconci-mg.org.br e pcmsomarcacao1@seconci-mg.org.br

Telecovid         

A teleorientação é direcionada para a prestação de informações sobre a Covid-19, a fim de esclarecer dúvidas em relação ao novo coronavírus. Destinado a trabalhadores e seus familiares, usuários cadastrados dos serviços disponibilizados pelo Seconci-MG, o atendimento on line é feito por um médico do Seconci-MG, de segunda a sexta-feira, em dois turnos : das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. O agendamento da Telecovid é feito através do telefone (31)3449 -8005. 

Atendimento na área de Segurança do Trabalho

Estão sendo realizados, sob demanda, os treinamentos Admissional (NR18) e de Trabalho em Altura (NR35).

O Departamento de Segurança do Trabalho mantém os expedientes administrativos  e pode ser contactado pelo telefone (31) 3449-8032 ou através do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br, das 7h30 às 11h30.

Informações importantes 

Locais especializados em Covid-19, ambos funcionando das 7h às 19h:

Centro Especializado em Covid-19 (Rua Domingos Vieira, nº488- Santa Efigênia) 

Centro de Doenças Respiratórias /Covid-19/ CDR-Covid (Rua Padre Pedro Pinto, nº175-UPA Venda Nova) 

Baixe o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponível no Google Play e na App Store, e faça uma autoavaliação, triagem e consulta médica sem sair de casa. Por meio do celular, este aplicativo possibilita a realização de um autoatendimento para covid-19, que pode descartar suspeita de contaminação ou encaminhar o usuário para uma teleconsulta com médicos, enfermeiros e psícólogos da Rede Fhemig.