Palestra explica a lei que reforça medidas de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito laboral

Várias empresas vêm se organizando para cumprir a Lei 14.457/2022, que estabelece a implementação de medidas internas de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho.

A nova legislação traz algumas mudanças, entre elas o envolvimento da CIPA com a prevenção e o combate ao assédio moral e sexual. A própria nomenclatura da comissão foi alterada e ela agora passa a se chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

Para explicar o contexto de criação da nova lei e deixar claro esta nova função da CIPA, a supervisora do departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, elaborou uma palestra sobre o assunto. A engenheira de segurança ressalta que antes de promover a palestra para seus colaboradores, é fundamental que a empresa tenha traçado políticas claras de prevenção e combate ao assédio, que incluam a criação de canais seguros de denúncia e o acompanhamento e monitoramento das práticas e condutas adotadas.

A palestra visa a reforçar ações de conscientização e o treinamento dos colaboradores sobre o tema, com o intuito de prevenir a ocorrência de episódios de assédio moral e sexual e assegurar um ambiente de trabalho com mais respeito para todos. Em sua exposição, a engenheira fala sobre os riscos psicossociais acarretados pelo assédio moral e o assédio sexual no ambiente corporativo, além de chamar a atenção para outras formas de violência e para a importância de campanhas educativas para coibir estas práticas, que muitas vezes são naturalizadas.

Para solicitar esta palestra, a empresa deverá encaminhar um e-mail para seguranca@seconci-mg.org.br, informando sobre a data pretendida para a realização do evento, o horário (que deverá estar adequado ao expediente de trabalho da palestrante), o nº de participantes (ouvintes) e o nome e telefone de uma pessoa de contato, para as tratativas operacionais pertinentes. Cabe à empresa providenciar o deslocamento (ida e volta) da palestrante até o local da palestra e o retorno à sede do Seconci-MG.

Teatro aborda o assédio moral, sexual e outras formas de violência no ambiente laboral

O grupo de produções audiovisuais Todo Cultura, parceiro do Seconci-MG, também desenvolveu um esquete cênico para trazer à tona o assunto. A apresentação teatral se passa no escritório de uma empresa e levanta várias situações sobre limites e respeito no ambiente de trabalho. Ao provocar uma interação entre os personagens e a plateia de ouvintes, o objetivo é chamar a atenção para práticas abusivas, que muitas vezes são incorporadas às rotinas de trabalho, se tornando camufladas nas várias esferas das relações interpessoais, banalizando comportamentos rudes, comentários e brincadeiras sexistas ou de cunho sexual, favorecendo, assim, várias formas de assédio e violência no âmbito corporativo.

Veja as formas de contato para conhecer e  contratar esta e outras produções desenvolvidas pelo Todo Cultura, que podem ser adaptadas ou personalizadas de acordo com a demanda da sua empresa:

Telefone: (31) 3032-0462

Contatos via WhatsAPP:

. Geraldo (31) 99159-6927

. Rangel   (31) 98454-4799

e-mail: atendimento@todocultura.com.br

Site: todocultura.com.br

O grupo tem vasta experiência na abordagem de assuntos e temas que afetam as atividades laborais como saúde, segurança e convivência no ambiente de trabalho.