Período carnavalesco acende alerta para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Há uma associação do aumento na disseminação de ISTs com o período carnavalesco. Com o objetivo de alertar seus colaboradores sobre a importância de conjugar a diversão típica deste período com a prevenção de doenças e o sexo seguro, com o uso do preservativo, algumas associadas vêm buscando o apoio do Seconci-MG para promover palestras sobre o tema.

No próximo dia 02 de fevereiro, a construtora EMCCAMP irá promover uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais comuns e convidou a médica ginecologista que atende na entidade, Elza Brandão, para falar sobre as principais características destas doenças, seus sintomas, e como preveni-las.

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e têm um impacto direto sobre a saúde. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, com uma pessoa que esteja infectada. O uso do preservativo é a forma mais segura de evitá-las, além de manter uma rotina de exames e um comportamento sexual seletivo – evitando a multiplicidade de parceiros.

No Seconci-MG, o colaborador conta com especialidades médicas que avaliam, diagnosticam, tratam ou acompanham sua saúde. São especialistas – clínico geral, ginecologista, urologista e outros – que além do exame físico, encaminham o paciente para exames complementares que detectam doenças e orientam sobre tratamento e prevenção. Alguns destes profissionais também colaboram em intervenções educativas, com a realização de palestras sobre temas relacionados à prevenção e promoção de saúde.

Para saber sobre a dinâmica de realização de palestras, temas abordados e disponibilidade de palestrantes, entre em contato com o nosso Departamento de Serviço Social através dos telefones (31) 3449-8005 ou 3449-8006, ou do e-mail social2@seconci-mg.org.br.