Prevenção e combate à dengue e outras arboviroses na construção  

O Seconci-MG vem envidando esforços para apoiar as empresas na promoção de ações voltadas para a prevenção e combate à dengue e outras arboviroses. A entidade tem buscado o apoio das secretarias de saúde e gerências de zoonoses para promover eventos educativos (palestras, intervenções cênicas, vistorias preventivas etc) nas obras com vistas a reforçar os cuidados preventivos para eliminar focos de reprodução do mosquito transmissor dessas doenças.  As solicitações são encaminhadas a estes órgãos de saúde, que, na medida do possível, são atendidas, de acordo com a disponibilidade e viabilidade de sua realização.

No último dia 27, a médica Elza Beatriz Nogueira Brandão, do Seconci-MG, ministrou palestra sobre os cuidados e ações preventivas para os funcionários da empresa Locsolo. 

É importante que as empresas estimulem e envolvam os funcionários no combate aos focos nos canteiros de obras.

O atual cenário da dengue no estado vem mobilizando sobremaneira profissionais e técnicos que atuam no enfrentamento da doença, e nem sempre é possível conciliar um horário em suas rotinas de atividades para atender os pedidos de intervenção educativa solicitados pelas empresas e encaminhados pelo Seconci-MG a estes órgãos.

Lembramos que as ferramentas e estratégias básicas de prevenção devem continuar sendo adotadas de forma sistemática e comprometida. É fundamental que todos se empenhem para eliminar os potenciais criadouros nas residências, obras e outros espaços urbanos.

A recomendação principal é eliminar todos os recipientes que acumulem água, como, por exemplo, garrafas, pneus, vasinhos de planta, calhas, bandejas de ar condicionado e descartáveis. A orientação para os recipientes que não puderem ser descartados (caixas d’água, tonéis e outros objetos que armazenam água) é vedá-los adequadamente.

Alerta diário na sede do Seconci-MG

No Seconci-MG, durante os treinamentos promovidos diariamente pelo setor de Segurança do Trabalho, é feito um alerta sobre medidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A equipe do Serviço Social, que tem uma fala institucional sobre a entidade inserida nestes treinamentos, também chama a atenção sobre como combater e evitar focos do mosquito nas obras e residências.

O Departamento de Segurança do Trabalho também incluiu, entre os itens a serem verificados nas vistorias preventivas que realiza nas obras de empresas associadas, situações que podem favorecer a proliferação do mosquito. Uma forma de engajar os colaboradores das empresas nas ações de prevenção e combate.