Seconci-MG colaborou em eventos educativos promovidos por associadas

Neste ano, o Seconci-MG foi mais cauteloso no apoio dado às associadas na programação de palestras e outros eventos educativos, como as Sipats. A entidade colaborou com a realização de algumas palestras sobre temas relacionados à saúde e segurança do trabalho e estimulou a busca de alternativas para que a abordagem destes assuntos acontecesse de forma que pudessem ser observadas as normas e protocolos de bioproteção recomendados pelas autoridades públicas sanitárias no enfrentamento da Covid-19.

Respeitando as medidas contra a proliferação do novo coronavírus, as empresas readequaram os espaços para organização destes eventos, com plateias reduzidas, distanciamento social e uso obrigatório de máscara pelos participantes e palestrantes.

A tecnologia foi uma grande aliada na promoção de palestras. Algumas empresas utilizaram recursos audiovisuais para disseminar os conteúdos abordados, contratando a produção de vídeos específicos e customizados, ou mesmo registrando as falas dos palestrantes, para replicá-las para grupos menores, em horários distintos, evitando, assim, aglomeração.

O urologista Roberto Amaral Costa e a ginecologista Elza Brandão, médicos que atendem no Seconci-MG, colaboraram na Sipat 2020 da Conartes. O primeiro falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde do homem em geral e a segunda abordou a Covid-19, reforçando informações sobre prevenção, diagnóstico e transmissão.

A MRV buscou no teatro uma forma de discutir questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Os esquetes cênicos realizados pela Todo Cultura, empresa de produção teatral e audioviosual parceira do Seconci-MG, trataram de questões  como percepção de risco, fatalidade, imprudência e negligência na realização de tarefas, trabalho em altura e cuidados com a saúde, entre outras. As apresentações aconteceram em um ambiente adaptado às medidas de bioproteção e prevenção que o momento exige. A Coordenadora do Departamento de Serviço Social, Sylvia Helena Costa, assistiu à última apresentação, o esquete “Via de mão dupla”, que ensejou uma reflexão sobre os efeitos dos danos causados pelo acidente de trabalho nas relações familiares, mostrando que segurança tem a ver com atitude e responsabilidade. A plateia foi surpreendida com gravações de mensagens de familiares de alguns colaboradores, que expressaram sua alegria de ver um parente voltar todos os dias com segurança para a família após mais uma jornada de trabalho.

Interessados em conhecer e contratar as produções da Todo Cultura podem entrar em contato pelos telefones (31)3032-0462 e (31)9 9159-6927(Whatsapp) ou através do e-mail atendimento@todocultura.com.br. A produtora oferece desconto no valor dos produtos  para empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG.