Seconci-MG conta com o apoio das secretarias estadual e municipal de saúde para a prevenção e o combate à dengue nas obras

O Seconci-MG vem fazendo um esforço para envolver as empresas da construção civil na prevenção e combate à dengue e outras arboviroses, como a Chikungunya e a Zika. O assunto tem sido objeto de ações educativas que levam informações e orientações práticas sobre como eliminar os focos do Aedes Aegypti, mosquito que está presente dentro e no entorno das residências, canteiros de obras e em qualquer local que tenha água parada.

Além de abordar o assunto diariamente em sua sede, com alertas feitos durante as palestras institucionais realizadas nos treinamentos promovidos pelo Departamento de Segurança do Trabalho, a entidade vem intermediando a realização de palestras e outras ações educativas junto às secretarias de saúde, gerências e diretorias de zoonoses e vigilância em saúde e de grupos, como o Mobiliza SUS, da SMSA, responsável por realizar intervenções de forma lúdica, com apresentações cênicas que incluem teatro, música e brincadeiras.

O Departamento de Segurança do Trabalho incluiu entre os itens verificados na inspeção preventiva que realiza em obras das associadas a checagem de situações no canteiro que podem favorecer a proliferação dos focos do mosquito. Os relatórios de inspeção passaram a ter um carimbo (“Estamos juntos contra a dengue”) que registra esta verificação.